Conheça as festas mais populares do Brasil, e que reúnem aspectos culturais de cada uma das regiões brasileiras.
Exemplos: Vale do São Francisco: Batuque, Lundu, Coco, Roda de Adulto, Dança de São Gonçalo e Dança do Carneiro. Triângulo e Oeste Mineiro: Catira, Quadrilha, Fandango, Recortado, Maculelê, Dança do Pau de Fitas e a Dança de São Gonçalo. Café Sul: Dança do Pau de Fitas, Contra-Dança, Dança de São Gonçalo e a Catira.
O folclore mineiro tem matrizes na cultura portuguesa, africana e indígena e são verdadeiros rituais que envolvem música, comida e dança. As festas folclóricas de Minas Gerais possuem forte relação com a religião. Muitas vezes, as festas folclóricas são feitas em devoção ou homenagem aos santos e padroeiros.
Uma das manifestações culturais mais antigas e populares de Minas é a festa do congado, também chamada de congada. ... A padroeira da festa é a Nossa Senhora do Rosário, conhecida como santa dos escravos, mas também são festejados São Benedito e Nossa Senhora das Mercês.
Veja alguns exemplos de manifestações do folclore brasileiro:
Lendas do folclore brasileiro São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate.
Para que serve? O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. ... Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.
Origem. Em 2003, o deputado Aldo Rebelo Figueiredo, hoje no partido Solidariedade (SD), propôs o projeto de lei federal nº 2762/2003, com objetivo de declarar o 31 de outubro o Dia Nacional do Saci-Pererê, figura emblemática e uma das mais conhecidas do folclore nacional.
Quantidade de dias