O arquivamento é o processo pelo qual as informações, em qualquer formato, são armazenadas com segurança por longos períodos de tempo. Essas informações podem – ou não – ser usadas novamente no futuro, mas, mesmo assim, devem ser armazenadas até o final de seu cronograma de retenção.
Conheça algumas técnicas de arquivamento de documentos eficientes para utilizar
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (ARQUIVO NACIONAL, 1992), Método de Arquivamento é uma sequência de operações que determina a disposição dos documentos de um arquivo ou coleção, uns em relação aos outros, e a identificação de cada unidade.
Um dos principais métodos de arquivamento é o método alfabético. Como a própria denominação já indica, o elemento principal levado em consideração nesse esquema é o nome. Esse método é um dos mais usados nas empresas por apresentar o benefício de ser muito simples e rápido.
O procedimento de arquivar consiste em colocar os processos em caixas de papelão numeradas seqüencialmente, sem vinculação ao ano, mediante cadastro no Sistema de Controle Processual - SCP Virtual, mantendo-as, inicialmente, em local próprio da Vara ou Juízo e após, encaminhando-as para o Arquivo Judiciário.
Permanecendo arquivado o processo por mais de 10 (dez) anos, sem qualquer manifestação ou demonstração de interesse por parte da exequente em continuar com a execução, opera -se, irremediavelmente, a prescrição intercorrente, impondo-se a subsequente extinção do processo com julgamento do mérito. Sentença mantida.
Um processo arquivado tem como significado o arquivamento de todos os documentos quem compõem a movimentação da ação, sendo ele definitivo, quando já tiver sido finalizado, ou temporário, devendo ser reaberto em breve, voltando a tramitar.
O arquivamento de processo ocorrerá diante das seguintes situações: a) por deferimento ou indeferimento do pleito; b) pela expressa desistência ou renúncia do interessado; ou c) por decisão motivada de autoridade competente.
EM GERAL É POSSÍVEL O ARQUIVAMENTO DOS AUTOS POR CONTA DE RETRATAÇÃO DA VÍTIMA, ANTES DE AUDIÊNCIA PRELIMINAR, DESDE QUE ISSO NÃO ACARRETE PREJUÍZO, TODAVIA, A AVALIAÇÃO JUDICIAL RESERVA-SE PARA DEPOIS DE MANIFESTAÇÃO DO TITULAR DA AÇÃO PENAL. 3. O JUIZ NÃO PODE ARQUIVAR DE OFÍCIO AS PEÇAS DE INFORMAÇÃO.
Você sabe como desarquivar um processo trabalhista? ... Arquivamento Provisório: o processo ainda não acabou, mas aguardará em arquivo a movimentação da parte; Arquivamento Definitivo: encerrou-se a execução e o processo está 100% concluído.
Indica que o processo chegou ao seu fim, ou seja, teve uma decisão judicial final transitada em julgado.
Se meu processo está arquivado, como faço para ter acesso à decisão ou acórdão? Se o processo não for sigiloso, a decisão ou acórdão correspondente estará disponível para consulta pelo portal do CNMP. Caso o feito seja sigiloso, o interessado deverá peticionar solicitando tal informação.
Na tarefa "Arquivo definitivo", a única opção possível é "Desarquivar", ação que enviará o processo para a tarefa Desarquivar (momento em que será registrado o motivo do desarquivamento) e, após, o processo poderá ser encaminhado para as tarefas de análise.
Significa que o processo foi o arquivo. e que a condenação de seu namorado chegou ao fim.
1. Acabar, pôr fim a. 2. Acabar-se; chegar ao fim.
Quer dizer que transitou em julgado, acabou, foi arquivado.
O processo é ARQUIVADO PROVISORIAMENTE, após ter sido suspenso por várias vezes pelo prazo de 180 dias, e fica arquivado durante 7 ANOS.
Em algumas situações a tramitação de um processo pode ficar suspensa, ou seja, por um determinado período ele não terá registro de andamentos. Ocorre por determinação judicial, sem que isso cause prejuízo às partes.
Isto quer dizer que o processo está encerrado, razão pela qual foi dada baixa do mesmo para seu arquivamento.
Qual é a sua resposta? Bom Dia, isso significa que o processo foi encerrado e assim mesmo foi dado baixa para que ocorra ou aconteceu o seu arquivamento, em último caso seria um documento ao qual foi dado baixa no processo, sendo anexado ao mesmo. ...
A baixa definitiva do processo ocorre quando todas as determinações constantes na sua sentença foram cumpridas pelas partes litigantes. Dessa forma, ocorrendo o trânsito em julgado e não havendo mais movimentações processuais necessárias e ou pendentes, o processo poderá ser baixado definitivamente.
Um processo é encerrado quando todos os procedimentos exigidos em decorrência do assunto nele tratado foram tomados. A condição de encerrado ocorre quando do arquivamento do processo no Arquivo Geral de Processos.
Após o julgamento o processo volta para a vara de origem, que mandará de novo ao perito para readequação de calculos (caso o agravo seja procedente) ou encaminhará para liberação de valores (caso o gravo seja improcedente).
REMETIDOS OS AUTOS DIGITALIZADOS AO JUIZO DE ORIGEM (CÓDIGO: 922) Indica que o processo físico foi digitalizado e o respectivo processo eletrônico foi remetido à vara na qual ele tramita.