Desvantajoso; que não é vantajoso; sem rentabilidade: negócio improdutivo. Frustrado; que não ocasiona resultado: trabalho improdutivo.
É produtivo o trabalho assalariado que produz mais-valia e improdutivo aquele que não produz mais-valia.
06) Quando se fala em necessidade é preciso contextualizá-la em função dos motivos abaixo elencados, exceto: ... c) porque em qualquer sociedade a defasagem existente entre as necessidades e os meios econômicos tem incidências importantes sobre as atividades de trabalho.
01) É necessário que ao buscar o significado do trabalho, faça-se sempre referência: a) à relação de emprego b) ao que pensa cada trabalhador da sua atividade. c) aos planos empresariais. d) ao nível de desenvolvimento tecnológico empregado. e) às formas concretas das sociedades, culturas e civilizações em questão.
...
(UEM – Inverno 2008) É correto afirmar que acompanham ou são conseqüências da atual fase de internacionalização da economia os seguintes fenômenos: ... 16) o afrouxamento das leis contra imigração, já que os países mais ricos necessitam da mão-de-obra originária dos países que estão em uma posição econômica subordinada.
É INCORRETO afirmar que acompanham ou são consequências da atual fase de internacionalização da economia os seguintes fenômenos: a) a reestruturação produtiva, que se refere ao conjunto das transformações que ocorreu nas tecnologias e nas relações de produção, causando, entre outros, o desaparecimento de algumas ...
Explicação: Quando o trabalho exprime as tendências profundas da personalidade e ajuda o Homem a se realizar, podemos dizer que equipara-se: a) à satisfação de necessidades.
Para Durkheim (1858-1917) , os princípios da divisão do trabalho são mais morais do que econômicos. ... Além disso, Émile afirmou que quanto maior e mais complexa for uma sociedade, maior será a divisão social do trabalho presente na mesma. Para ele, é o crescimento populacional o responsável pela divisão do trabalho.
O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) define como solidariedade o fator que garante a coesão social em um período específico. É o que faz os indivíduos sentirem-se parte de um grupo social.
Portanto, Durkheim, classificou as sociedades através da solidariedade, que possui dois tipos: solidariedade mecânica e solidariedade orgânica. A solidariedade mecânica em uma sociedade vai além da soma dos indivíduos (suas consciências individuais), ela se constitui na consciência coletiva.