hor·ta·li·ça ça. Nome genérico das plantas herbáceas comestíveis de que se aproveita a raiz, o caule, a folha ou o fruto ( excepção feita dos legumes).
Hortaliças - Tipos
Hortaliça é todo o vegetal cultivado em horta. Legumes são os vegetais em que o que se come não são as folhas (exemplos: couve-flor, brócolis ou tomates). Costuma-se chamar de verduras os vegetais cuja parte comestível é folhosa (exemplos: alface, agrião e rúcula).
As hortaliças, também conhecidas como legumes e verduras, são as folhas, as flores, os talos, os caules, as raízes ou outras partes comestíveis de certas plantas. Em geral, são plantas herbáceas, cujos caules são mais macios que os dos arbustos ou das árvores. A alcachofra é uma flor comestível.
As hortaliças condimentares são aquelas utilizadas para melhorar o sabor, o aroma ou a aparência dos alimentos. É um grupo muito grande de plantas e inclui hortaliças muito populares, como a salsa, o coentro, a cebolinha, o orégano e o manjericão, entre outras.
O terreno que se cultivam hortaliças com 6 letras é denominado de hortas. As hortas são comumente usadas em meios rurais para favorecer a agricultura, seja ela de subsistência ou para suprir as necessidades da população.
O nome dado ao cultivo das frutas é fruticultura.
Duas técnicas muito comuns neste tipo de plantação são a hidroponia e o cultivo protegido. “A hidroponia é a produção de hortaliças sem contato com o solo. A plantação é conduzida em bancada, onde corre a água – que fica em contato com a raiz – enriquecida com nutrientes”, explica.
Existem diversas formas de cultivo na prática da agricultura: plantio direto, rotação de culturas, curvas de nível e afolhamento. Essa diversidade de técnicas existe em razão dos diferentes fins, ora os agricultores priorizam a produtividade, ora priorizam a conservação dos solos.
Para além das culturas tradicionais que se fazem presente na grande maioria das propriedades voltadas ao agronegócio, o cultivo de hortaliças também pode ser uma prática capaz de trazer boa rentabilidade, especialmente para os produtores rurais com área menor para a plantação.
7 excelentes adubos naturais para a sua horta que vai querer utilizar
Quais são as melhores práticas para aplicar fertilizante NPK?
Alface gosta de solo bem drenado, rico em matéria orgânica, fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio. A faixa de pH ideal para o solo é de 6 a 7.
Dilua 100 ml de leite em 1 L de água. "Borrifando nas folhas, essa água com leite atuará como fungicida. O líquido possui vários sais e aminoácidos e seu uso torna as plantas mais resistentes e evita o aparecimento de bichos causadores de doenças. Se aplicada no substrato, servirá como fertilizante", explica Gabriela.
Como aplicar adubo orgânico em sua horta? A aplicação do adubo orgânico líquido é tão simples quanto a sua produção. Acrescente água em uma proporção de 1 para 10. Ou seja, para cada 1 litro de adubo líquido, use 10 litros de água e assim por diante.
Limpeza – A borra também é ótima para limpar as folhas das plantas que ficam dentro de casa, diluindo uma parte dela em cinco partes de água. Molhe um pano ou algodão e passe na planta. As folhas ficam brilhantes! Dica – Não guarde a borra do café por muitos dias porque ela vai criar mofo.
Você pode usar a borra de café para clarear a pele, ao menos, duas vezes por semana. Depois de aplicar a borra no rosto, lembre-se sempre de usar o hidratante que você já utiliza. Outra dica importante é fazer a máscara de café à noite, para evitar o aparecimento de manchas na pele.
Para utilizar a borra do café como adubo, basta misturar 2 partes de terra com 1 parte da borra do café. Esta misturinha precisa ser curtida por, no mínimo, 4 dias, antes de ser utilizada como adubo.
Além de tornar as plantas mais produtivas, a reutilização do café as protege, pois é um grande repelente para certos tipos de larvas, caracóis e lesmas; além de eliminar bactérias e outros micro-organismos danosos ao solo. Para isso, polvilhe um pouco da borra de café na base das plantas.
Quem não tem a composteira, mas também quer aproveitar os resíduos orgânicos, pode utilizar a borra de café nos vasos e canteiros. “Se misturada à terra, a borra ajuda a manter a permeabilidade, a drenagem do solo e a sustentar microrganismos benéficos ao desenvolvimento das plantas”, ensina.
Receita 3