As soluções tampão de pH nacionais possuem os valores de 4, 7 e 10. Essas soluções são aplicadas para calibrar o eletrodo de pH que juntamente com o medidor de pH conseguem garantir uma medição correta dos valores que serão analisados.
Como calibrar phmetro:
Para realizar a aferição do pHmetro, deve-se retirar o eletrodo da solução de KCl, lavá-lo com jatos de água destilada e enxugá-lo com papel. Em seguida, deve-se imergir o eletrodo na solução tampão de referência, verificando-se a temperatura em que se vai operar.
1. Mergulhe ou agite o eletrodo de pH em álcool por 5 minutos. 2. Deixe o eletrodo em água limpa por 15 minutos.
Limpeza da célula de condutividade Você pode limpá-la normalmente com água e detergente neutro ou ainda com água deionizada. Se você precisar limpar algo com um pouco mais de veemência, o recomendado é usar uma solução de álcool isopropílico (uma parte), éter etílico (uma parte) e HCL 0,1 mol (uma parte).
1. Lavar o sensor com água e sabão neutro, sempre massageando levemente o bulbo para não danificá-lo. Após a limpeza, deve-se recalibrar o equipamento.
Diferentemente do de silicone, nesse tipo de equipamento não se põe gel, muito menos fita adesiva, já que ele próprio é um adesivo. Ou seja, é só colar na pele e ligar a máquina que a corrente elétrica passa direto para os tecidos musculares do paciente.