O carbono realiza ligações do tipo covalente com ametais (C, O, S, Cl, Br, I, F, etc.) e hidrogênio. Estas ligações podem ser do tipo σ ou π de acordo com o entrosamento de orbitais na realização da ligação.
Cadeia carbônica é o conjunto de átomos de carbono e de heteroátomos que compõem as moléculas orgânicas. Elas se classificam de acordo com vários critérios, e um deles é o que se refere às funções orgânicas, vejamos: Os átomos de carbono têm a propriedade de se unir formando cadeias carbônicas.
Normal: Também chamada de cadeia reta ou linear, esse tipo de cadeia apresenta apenas duas extremidades. Exemplos: 2.
Cadeia heterogênea- classifica-se como heterogênea as cadeias que apresentam átomos além das moléculas de carbono e hidrogênio. As cadeias fechadas saturadas são aquelas em que os átomos realizam ligações simples entre si.
Ler artigo Cadeia carbônica....Exercícios - Cadeia carbônica.
Os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por carbono e hidrogênio, cuja principal fonte na natureza é o petróleo.
A cadeia principal de um hidrocarboneto é formada de carbono e, por sua vez, os átomos de hidrogênio se ligam por meio de ligação covalente. ... São largamente utilizados na indústria química, sendo essenciais na produção dos derivados do petróleo: combustíveis, polímeros, parafinas, dentre outros.
Os ciclenos são hidrocarbonetos que apresentam cadeias fechadas e insaturadas (apresentam apenas uma dupla ligação).
Resposta. Resposta: A relação principal é dada pelo fato de que os combustíveis são hidrocarbonetos ou são derivados deles. Como principal exemplo é a gasolina, que tem sua estrutura química composta apenas por carbonos e hidrogênios, logo, é um hidrocarboneto.