Para manter sua empregabilidade o trabalhador precisa ter competências técnicas, capacidade de decisão, comunicação oral e escrita e saber trabalhar em equipe. Estes serão denominados “trabalhadores do conhecimento” por serem capazes de usar o seu conhecimento para melhorar a produtividade e gerar inovações.
O mercado de trabalho atual exige características comportamentais para que os profissionais se adaptem à nova realidade: conhecimento do negócio, flexibilidade, saber trabalhar em equipe. Também é necessário ter uma visão geral de tudo que o cerca. Além disso, é fundamental estar inteirado da tecnologia.
Como se manter atualizado e competitivo no mercado de trabalho
Quem estuda tem mais oportunidade e escolhas, tanto na vida, como no trabalho, pois tem capacidade daquilo em que se formou e sem estudo a tendência é ficar para trás na sociedade.
Não é novidade que a empregabilidade de um profissional está atrelada à sua escolaridade. Quanto maior o nível educacional, maiores as chances de se manter empregado durante a crise, ou de conseguir uma recolocação em caso de demissão.
Educação, um direito fundamental de todos, perpassa o desenvolvimento humano por meio do ensino e da aprendizagem, visando a desenvolver e a potencializar a capacidade intelectual do indivíduo. Constitui um processo único de aprendizagem associado às formações escolar, familiar e social.