O leite fresco normal não contém ácidos, mesmo assim ele apresenta uma acidez detectável pela técnica da titulação. ... A acidez que causa problemas à indústria de processamento é a que resulta da ação de bactérias, que se multiplicam no leite e desdobram a lactose (o açúcar do leite) em ácido láctico.
O leite bovino contém vários compostos que possuem nitrogênio em sua composição, dos quais 95% ocorrem como proteínas. As proteínas quantitativamente principais estão agrupadas em duas grandes classes: caseínas (80%) e proteínas do soro (albuminas - 16% e globulinas - 4%).
Agência de Informação Embrapa Composição. O leite é uma combinação de diversos elementos sólidos em água. Os elementos sólidos representam aproximadamente 12 a 13% do leite e a água, aproximadamente 87%. Os principais elementos sólidos do leite são lipídios (gordura), carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas.
A qualidade do leite cru pode ser influenciada por inúmeros fatores como, higiene da ordenha e dos utensílios, manejo, alimentação, genética dos rebanhos, obtenção, armazenagem e transporte do leite.
Terapia da vaca seca: o tratamento de todas as vacas ao final da lactação é um dos procedimentos mais eficientes para o controle da mastite subclínica e tem os objetivos de eliminar as infecções subclínicas existentes e prevenir as infecções de ocorrência comum no início do período seco.
O produto Mastifin (associação de antibiótico e mucolítico) é indicado para o tratamento das mastites bovinas agudas ou crônicas causadas por agentes Gram-positivos e Gram-negativos sensíveis à gentamicina.
No caso das mastites causada por bactérias ambientais, principais causadoras de mastite aguda, a transmissão se dá pela penetração das bactérias pelo ducto do teto, assim a permanência dos animais em um ambiente com excesso de fezes, lama e umidade nos períodos pré e pós-ordenha favorece ao aparecimento deste tipo de ...
A mastite ocorre quando há inflamação do tecido do peito, resultante de uma infecção. Ela é mais comum entre mães que nas primeiras 6 ou 12 semanas de amamentação, mas às vezes pode ocorrer tardiamente.
Tratamento para curar a Mastite
A modificação das técnicas de amamentação orientadas por um consultor pode ajudar no tratamento da mastite. Atualmente, quando são necessários antibióticos, prefere-se a dicloxacilina, cefalexina ou outras escolhas eficazes contra o Staphylococcus aureus (S. aureus).
O tratamento de mastite geralmente envolve:
Nos casos de mastites sépticas em que há infeção bacteriana secundária o tratamento inclui antibióticos de largo espectro (idealmente baseados na cultura bacteriana), analgésico para controlo de dor, anti-inflamatório, o tratamento local com calor e massagens 4-6 vezes por dia para ajudar a circulação e drenagem da ...