Os primeiros passos são: manter a calma, sinalizar o local para evitar que outro acidente aconteça e ligar para a ambulância. Para fazer a sinalização, use triângulo ou, na falta dele, sinalize com alguns galhos de árvore.
Ao transportar uma vítima, é INCORRETO a) manter a vítima em jejum; b) transportar a vítima imobilizada: c) comprimir os ferimentos que estejam sangrando, ... e) manter, a qualquer custo, a vítima acordada
A seqüência das ações a serem realizadas será sempre a mesma:
2. Hemorragia externa
Queda da pressão; Náuseas ou vômitos com sangue; Confusão mental ou desmaios; Muita dor do abdômen, que fica endurecido.
Tentar estancar a hemorragia, utilizando um dos métodos abaixo:
Caso seja observado que o fluxo menstrual intenso acontece de forma frequente, é importante que o ginecologista seja consultado para que sejam feitos exames de sangue e de imagem que ajudem a identificar a causa do aumento do fluxo menstrual.
As alterações que levam a um aumento do fluxo são o mioma (formação no músculo do útero), o pólipo (pedaço do endométrio que cresce para dentro do útero), a adenomiose (endométrio que descama invadindo o musculo) e a endometriose (formação de endométrio fora do útero).
Uma menstruação comum libera cerca de 2 a 3 colheres de sopa (35 a 40 mililitros) de sangue e tecido. Notar pedaços ou “bolotas”, especialmente nos dias mais intensos, é normal. Coágulos de sangue são diferentes de coágulos de sangue venosos (o tipo discutido em relação à contracepção hormonal).