A Lei determina que os portadores de diabetes recebam do SUS, gratuitamente, os medicamentos e materiais necessários para o tratamento e a monitoração da glicemia capilar. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes.
Independente do grau de deficiência 60 anos homem e 55 anos mulher desde que contribuído durante 15 anos e comprovada a deficiência em igual período. Os pacientes com PAF que já possuem neuropatia periférica dos membros inferiores e/ou superiores têm direito a este benefício.
Quando solicitar a aposentadoria? Em casos mais graves, a diabetes pode causar cegueira e a amputação de membros do corpo, que motivam a aposentadoria por invalidez. Então, caso a diabete impeça o paciente de forma permanente de retornar ao trabalho, é hora de pedir a aposentadoria por invalidez.
Enquanto a pessoa com diabetes consegue continuar trabalhando, o benefício não é concedido. Caso a incapacidade seja temporária e a pessoa for afastada por um determinado tempo de suas atividades, é possível conseguir o auxílio-doença.
Diabéticos com mais de 30 anos de convivência com a doença que chegaram a desenvolver uma neuropatia também podem usufruir do direito. “A melhor forma de saber se a pessoa tem direito ou não a isenção é perguntar para um médico que te acompanha rotineiramente.
A confirmação da diabetes é feita a partir da verificação do resultado de vários exames laboratoriais que avaliam a quantidade de glicose circulante no sangue: o exame de glicemia em jejum, o teste de glicemia capilar, o teste de tolerância à glicose (TOTG) e o exame da hemoglobina glicada.
O Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de agora é responsável pelo tratamento do diabetes e também pelos problemas causados pela enfermidade. Os pacientes passam a ter direito às cirurgias, como a bariátrica, e remédios para o tratamento, como a insulina, gratuitamente.
Sendo assim, o entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo é que o SUS deve custear Sensor Libre, desde que preenchidos dois requisitos, sendo estes: Comprovar por meio de relatório médico que o Sensor Libre é imprescindível para o tratamento. Demonstrar que não tem condições financeiras de custear o tratamento.
MODO DE USAR:
O ideal é que as lancetas sejam usadas apenas uma vez. Eventualmente para redução de custos, pode-se discutir o reuso considerando cada caso de acordo com a orientação do médico ou da enfermeira, educadora em diabetes. Além disso, há aparelhos que permitem regular a profundidade em que a lanceta penetra na pele.
Após usar a lanceta pela primeira vez, tenha certeza de higienizá-la com um pano úmido e remover qualquer resquício de sangue que possa ter ficado na ponta ou nas laterais. Feito isso, feche o lancetador e coloque em um plástico limpo que possa ser vedado.
Usando o dedão, pressione o botão de disparo (amarelo) até o fim. Após o uso descarte o lancetador....Usar Accu-Chek Safe-T-Pro Uno é rápido e fácil, são apenas três passos: