O substantivo sobrecomum é um tipo de substantivo uniforme, ou seja, que apresenta somente um termo para os dois gêneros (masculino e feminino). Ele é utilizado para nomear pessoas, por exemplo, a palavra "criança", utilizada para os dois gêneros: a criança menino; a criança menina.
No português, existem dois gêneros gramaticais: o gênero masculino e o gênero feminino.
Resposta: Alínea c, testemunha. A palavra testemunha está apenas no género feminino e, os outros substantivos são uniformes...
Faz referência ao gênero feminino e masculino Na gramática, o substantivo comum de dois gêneros é o tipo de substantivo que se refere ao gênero feminino e ao gênero masculino, sem alterar o seu termo.
Resposta. Resposta: Substantivo comum de dois gêneros.
Substantivo Sobrecomum: relacionado com pessoas, por exemplo, a palavra "anjo", utilizada para os dois gêneros: Mariana é um anjo de pessoa; Ricardo é um anjo que apareceu na minha vida. Substantivo Epiceno: relacionado com animais, é utilizado com os termos "macho" e "fêmea" para identificar: cobra macho; cobra fêmea.
Em outras palavras, dizemos que um substantivo é sobrecomum quando ele apresentar apenas um gênero tanto para o masculino quanto para o feminino.
Eu gostaria de saber exemplos de substantivo comum de dois gêneros, sobrecomum e epiceno. ... Um substantivo sobrecomum é um substantivo que não admite contrastes de género/gênero, nem marcados morfologicamente nem marcados sintacticamente/sintaticamente, apesar de referir entidades de um e outro sexo.
Resposta. Peixe é epiceno porque se trata de animais.
Os "Substantivos Epicenos" ou "Promíscuos" são específicos para designar certos animais e, assim como os sobrecomuns, têm um só gênero, quer se refiram ao macho ou à fêmea. Exemplos: o jacaré a cobra.
O substantivo epiceno é um tipo de substantivo uniforme que possui somente uma palavra para os dois gêneros (masculino e feminino). Eles estão relacionados com os animais sendo diferenciados pelas palavras “macho” ou “fêmea”.
Denominam-se substantivos epicenos os nomes de animais que só têm uma forma (masculina ou feminina, não interessa – trata-se apenas de género gramatical) para designar um e outro sexo. Formiga, jibóia, jacaré e tatu são exemplos de substantivos epicenos.
Lista com masculino e feminino de animais
Significado de Biforme Gramática Diz-se do adjetivo que possui duas formas para representar os gêneros.
Substantivos biformes são os que apresentam uma forma para o masculino e outra para o feminino: menino, menina. Já os substantivos uniformes apresentam uma única forma para o masculino e para o feminino: criança, artista, testemunha.
Substantivos heterônimos são aqueles que possuem radicais diferentes, tanto para o masculino quanto para o feminino.
Gênero e Número: Caso haja substantivo adjetivado, ou seja, palavra que originalmente seja substantivo, mas que funcione em determinado contexto como adjetivo, ficará invariável tanto em gênero quanto em número. ...
Porém, existe um grupo de substantivos que foge a essa regra e é chamado de substantivo uniforme. Como o nome já indica, tratam-se de substantivos que possuem um só gênero para designar um e outro sexo de animais e pessoas.
Substantivos uniformes
Uniforme é uma palavra que chega até a língua portuguesa derivada de um adjetivo latino, uniformis. Em português, uniforme pode ser tanto um adjetivo quanto um substantivo.
Resposta. escudo é o substantivo primitivo e seu derivado é escudeiro.
– Vem do Latim scutum, “escudo alongado”.
Em sua classificação, os substantivos podem ser simples e compostos, primitivos e derivados, próprios e comuns, concretos ou abstratos. Como você já sabe, o substantivo é a classe de palavras que designa os seres em geral (reais ou imaginários) e, também, noções em geral.