Cadeia fechada ou cíclica - quando há formação de um polígono regular, formando-se um ciclo, núcleo ou anel. ... Uma cadeia carbônica cíclica é aromática quando apresenta o anel aromático ou benzênico, que são seis atómos de carbono, formando um círculo hexagonal, com 3 ligações duplas alternadas.
Para dar nomes aos compostos orgânicos de cadeias normais você deve seguir os seguintes passos:
Não deixe essa oportunidade passar! Para nomear as cadeias ramificadas é simples, basta seguir as seguintes regras: 1ª regra: Escolha a cadeia principal, que é a sequência que apresenta o maior número possível de carbonos. O que fica de fora de cadeia principal deve ser considerado grupo substituinte (radical).
REGRA 1: A cadeia principal está em destaque e sua nomenclatura é Butano. REGRA 2: A ramificação presente é CH3 (metil). REGRA 3: A numeração da cadeia principal é feita da extremidade que contém a ramificação mais próxima, neste caso começamos da direita para a esquerda.
O nome dos compostos orgânicos é constituído de três partes, de acordo com o sistema de nomenclatura da IUPAC: prefixo (composto principal), infixo (ligações simples, duplas ou triplas) e sufixo (função orgânica).
O nome correto, recomendado pela IUPAC, para o composto representado abaixo é: H3C---CH=C--CH3. CH2---CH3. 2º.
A nomenclatura usual dos haletos orgânicos é feita colocando-se o nome do halogênio, seguido do nome do substituinte com a terminação “ila”. Os haletos orgânicos são compostos que apresentam pelo menos um átomo de halogênio ligado a um radical derivado de hidrocarboneto.
Amidas são substâncias nitrogenadas que apresentam uma carbonila (C=O) ligada a um nitrogênio (N). ... Na nomenclatura de uma amida, utilizamos prefixo (do número de carbonos), infixo (tipo de ligação entre os carbonos) e o sufixo amida. As amidas cíclicas são chamadas de lactamas.
- Amina primária: possui apenas um de seus hidrogênios substituídos por um grupo alquila ou arila. - Amina secundária: possui dois de seus hidrogênios substituídos por dois grupos alquila ou arila. - Amina terciária: possui seus trêS hidrogênios substituídos por três grupos alquila ou arila.
As aminas são substâncias orgânicas constituídas de uma cadeia carbônica ligada a um átomo de nitrogênio. São compostos derivados da amônia (NH3), onde ocorre à substituição de um, dois ou três átomos de hidrogênios por radicais orgânicos (R), que podem ser grupos alquilas ou arilas.