NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 1 Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 2 Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. ... 4 Gestão de processos.
Elas se caracterizam pela existência da divisão social do trabalho, do planejamento, dos objetivos que justificam a própria finalidade de sua existência, além de uma estrutura de poder hierarquizada e racionalizada. Possuem algumas características que são básicas e comuns a quase todas as existentes.
Estrutura Organizacional Além da estrutura operacional propriamente dita, conta com órgãos deliberativos que dão suporte às decisões de natureza acadêmica e administrativa.
A organização formal é pautada pela lógica e racionalidade, enquanto a informal está ligada à espontaneidade. O termo organização remete a uma infinidade de possibilidades para ser vivido tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional.
A organização informal é constituída por interações relações espontâneas, cuja duração e natureza transcendem as interações e relações formais. Enquanto a organização formal está circunscrita ao local físico e ao horário de trabalho da empresa, a organização informal escapa a essas limitações.
Esses grupos que surgem no interior das organizações tem como motivo do surgimento a conquista e a permanência do poder. ... Os grupos informais tem como objetivo a satisfação de necessidades semelhantes de seus participantes ou necessidades bem distintas dos membros que o compõe.
Os grupos informais são a junção de maneira aleatória de pessoas dentro da organização ou de fora dela desconsiderando para essa formação a hierarquia estabelecida na organização formal da empresa. Os grupos informais de uma empresa não são exclusivamente compostos por integrantes internos da organização.
Os benefícios que a autoridade informal pode trazer para o clima organizacional dão-se apenas quando ela está alinhada com os interesses e necessidades da organização, sendo a liderança ou autoridade informal uma forma de estímulo, motivação e coesão para a empresa.
Já a comunicação informal, é aquela desenvolvida espontaneamente através da estrutura informal e fora dos canais de comunicação estabelecidos pelo organograma, “sendo todo tipo de relação social entre os colaboradores. ...
Os grupos podem ser formais ou informais. ... Ao contrário, os grupos informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Estes grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta a necessidade de contato social.
Como se processa em todos os sentidos, a comunicação informal não respeita as linhas formalmente estabelecidas e efetua-se, geralmente, por via oral, sendo por isso, mais rápida, mas simultaneamente menos rigorosa. As redes informais criam, por vezes, dificuldades ao funcionamento das redes formais.
Canais formais são aqueles que permitem que as informações circulem pela cadeia de comando da organização segundo os fluxos indicados no organograma, garantindo assim eficiência e coordenação.
Chamamos de situação de comunicação todo tipo de processo comunicativo, ou seja, qualquer contexto no qual exista a transmissão de informações de um emissor para um receptor. Também chamado de situação comunicativa, esse processo envolve o contexto imediato do discurso e a forma como ele está sendo empregado.
A expressão situação comunicativa tem sido usada como equivalente de contexto ou contexto imediato. Denomina-se situação comunicativa o momento imediato em que o gênero discursivo se materializa em texto numa situação real de uso.
Outros exemplos de comunicação verbal são: diálogos, leitura de livros, revistas, dentre outros. Por outro lado, quando estamos assistindo uma apresentação teatral em que o ator se expressa por mímicas (linguagem corporal) e não emite nenhuma palavra, estamos diante da linguagem não verbal.