Os custos e despesas não devem ser vistos como algo negativo para a empresa, tratam-se de investimentos necessários para trazer receitas. Já as perdas, por outro lado, devem ser evitadas o máximo possível, pois estas geram prejuízos.
As Despesas Fixas não possuem relação alguma com o custo do produto (seja a produção ou compra de mercadorias); As Despesas Variáveis ficam no meio do caminho, pois possuem uma relação indireta com o custo do produto (seja a produção ou compra de mercadorias).
De um modo geral, as despesas operacionais são agrupadas em três grandes grupos....São eles:
As despesas financeiras representam um dos indicadores presentes na estrutura de Demonstrativos de Resultados de Exercício (DRE) de uma empresa. Trata-se, principalmente, do valor de encargos e juros que a empresa deve pagar a credores em empréstimos e financiamentos contraídos.
De acordo com a legislação do Imposto sobre a Renda, são incluídos no conceito de receitas financeiras os juros recebidos; os descontos obtidos; o lucro na operação de reporte; os rendimentos de aplicações financeiras de renda fixa; prêmios de resgate de títulos ou debêntures; as variações monetárias positivas em ...
O resultado nominal representa a diferença entre receitas e despesas totais no exercício. O resultado primário surge do confronto de receitas e despesas primárias no exercício, excluída a parcela referente aos juros nominais incidentes sobre a dívida líquida.
O pagamento de salários, manutenção de prédios públicos, investimentos em infra-estrutura, juros e gastos de custeio são as principais despesas públicas. ... Nesse último caso, há o chamado superávit primário, que pode ser (ou não) suficiente para cobrir todo o custo de juros referente à dívida do governo.