Porque O Homem Est Acabando Com A Natureza?

Porque o homem est acabando com a natureza

Quando o assunto é a degradação do meio ambiente, problemas climáticos, efeito estufa, aquecimento global ou espécies em extinção, é difícil não pensar nos hábitos humanos e em seu modo de vida descuidado em relação ao seu habitat.

Só em julho de 2019, o desmatamento da amazônia aumentou 278% em relação ao mesmo período do ano anterior. A área total desmatada naquela região, durante o mês, ultrapassou os 2.254,8 km².

Deixe um comentário

A própria estrutura política e comercial do Brasil e de muitos outros países do globo, como os EUA, não se movimenta em prol do meio ambiente. Evidentemente, as empresas estão, cada vez mais, criando políticas de conscientização ambiental, todavia, suas principais formas de produção ainda são voltadas ao que é cômodo, ao que diminui os custos e ao que é acessível aos seus consumidores. Infelizmente, não são todas as pessoas que estão dispostas a cobrir os custos da sustentabilidade e a assumir a responsabilidade por décadas de displicência socioambiental.

Nos últimos 50 anos, a economia global cresceu quase cinco vezes, em grande parte devido a uma triplicação na extração de recursos naturais e energia que impulsionou o crescimento da produção e do consumo. 

Linguagem



              Linguagem

O estudo diz que uma ação ambiciosa e coordenada por governos, empresas e pessoas pode prevenir e reverter os piores impactos do declínio ambiental, transformando rapidamente os principais sistemas, incluindo energia, água e alimentos, para que o uso da terra e oceanos se tornem sustentáveis. 

A pesquisa propõe medidas como taxas de carbono e eliminação gradual de subsídios prejudiciais, como os mais de US$ 5 trilhões que vão anualmente para áreas como combustíveis fósseis e agricultura e pesca não sustentável.  

Alterações no Clima

Em 2020, por exemplo, uma das florestas australiana pegou fogo. Isso resultou na morte de cerca de 1 bilhão de animais. Isso sem contar a poluição dos oceanos e rios espalhados pelo mundo, não é mesmo?

Nenhum dos objetivos globais para a proteção da vida na Terra e para travar a degradação da terra e dos oceanos foi totalmente alcançado. O desmatamento e a pesca predatória continuam, e 1 milhão de espécies de plantas e animais estão ameaçadas de extinção. 

Recursos

" title=" Recursos " />

Embora pareçam números pequenos, essa alteração é a principal responsável pelo derretimento das geleiras, ocasionando o aumento dos níveis do mar. Contudo, os problemas com as mudanças climáticas atingem cada região de uma forma específica. Em São Paulo, uma pesquisa realizada no mês de junho pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indica que, entre 2070 e 2100, uma elevação de cerca de 2 a 3 graus na temperatura regional dobrará o número de dias com chuvas intensas, acima de 10 milímetros, na capital.

Paloma Costa defende que ferramentas para preservar meio ambiente incluem conhecimento e práticas indígenas associadas à criatividade de jovens; ela aconselha o secretário-geral da ONU no Grupo Juvenil sobre Mudança Climática.

Riscos ambientais, como ondas de calor, inundações, secas e poluição, dificultam os esforços para tornar as cidades e outros assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. 

A poluição do ar é responsável por desenvolver diversos problemas respiratórios na população. Ela é tão perigosa que causa cerca de 9 milhões de mortes por ano. Colocando em um comparativo, ela causa 1 milhão de fatalidades a mais que o cigarro.

Fica difícil identificar qual é a área mais afetada pelas ações irresponsáveis do seres humanos. Mas sem dúvida alguma as florestas e áreas verdes são alvos constantes de atitudes anti-ambientais.

ESCRITÓRIO DO PORTA-VOZ

Em todos esses casos apresentados a única solução é a conscientização. É fundamental promover diversas ações para que as pessoas e, principalmente as indústrias, entendam a importância de cuidar do meio ambiente.

O sistema econômico capitalista levou a sociedade a seguir um caminho que não prioriza a preservação e alternativas sustentáveis. Nos últimos anos, tem-se falado mais e mais sobre as mudanças climáticas e alternativas de sustentabilidade, contudo, é importante não se esquecer que o consumismo continua a todo vapor, gerando lucros às empresas e movimentando a economia que prioriza o instante á eternidade.

Resíduos Sólidos

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, revela que falta de ação da comunidade internacional ameaça futuro da humanidade o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS; nos últimos 50 anos, a população global duplicou, mas cerca de 1,3 bilhão de pessoas continuam pobres e 700 milhões passam fome. 

Recentemente, outro acidente nuclear, estimulado por um terremoto e um tsunami, deixou marcas profundas na biodiversidade de Fukushima. Mesmo depois de um ano da ocorrência do incidente, 40% das espécies de peixes que vivem no fundo do mar apresentam níveis de contaminação, o que pode indicar que a usina ainda está vazando material radioativo no oceano.

Apesar dos estímulos naturais, a comissão parlamentar que investigou a tragédia no Japão, afirmou que a responsabilidade do ocorrido é do homem, pois eles falharam no dever de proteger a população e a sociedade. A questão principal, porém, não é admitir a culpa, é admitir que erraram e que vão continuar errando ao manter a usina porque ela gera lucro ao país.

Por que a maioria das pessoas não se importa com problemas ambientais?

Desconexão com a natureza Cuidamos apenas daquilo que conhecemos e temos vínculo. Quanto mais distantes do meio natural, menos as pessoas se importam com sua preservação e conservação.

O que o homem faz para prejudicar a natureza?

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Quais as relações entre princípios éticos e cuidado com o meio ambiente?

A ética corresponde à maneira como o homem deseja construir e realizar plenamente a sua existência no planeta. ... De um modo geral, o significado ético da relação do homem com o meio ambiente traduz a responsabilidade moral do homem para com a natureza e as outras formas de vida nela contidas.

O que é ética para o meio ambiente?

Ética ambiental é um conceito filosófico desenvolvido na década de 1960 que amplia o conceito de ética, enquanto da forma de agir do homem em seu meio social, pois se refere também à sua maneira de agir em relação à natureza. ... Por esse conceito, todos os seres são iguais.