As indústrias de bens de produção, também chamadas de indústrias de base ou pesadas, são responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas, sendo a base para outros ramos industriais. ... Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral.
São exemplos da indústria de bens de consumo (ou leve):
São exemplos de indústria de bens de produção e bens de consumo duráveis, respectivamente: a) siderúrgica; eletrodoméstico.
A diferença entre indústria de bens de produção e indústrias de bens de consumo é que os bens de produção são aqueles usados para gerar outros bens, a exemplos de máquinas de custura e maquinário industrial e para o campo.
Resposta. Resposta: Dependência econômica e tecnológica: A industrialização brasileira desenvolveu-se essencialmente por meio do capital estrangeiro, a partir de empréstimos, e de tecnologia importada, já que o país não possuía nem capitais nem tecnologia suficiente para industrializar-se.
A concentração de infra-estrutura, mercado consumidor e mão de obra qualificada tornaram a Região Sudeste pioneira na industrialização do país. Entre 1930 e 1955, as indústrias produziram tanto bens de consumo duráveis - como automóveis - quanto bens de consumo não duráveis - desde calçados e roupas até alimentos.
Foram fatores fundamentais para a Segunda Revolução Industrial a introdução da máquina a vapor, o desenvolvimento da energia elétrica, a invenção das linhas transatlânticas, adoção do telégrafo e a Conferência de Berlim.
O efetivo processo de industrialização brasileiro ocorreu a partir do início do Governo Vargas, que investiu de forma intensa na substituição de importações, por intermédio do incremento nas indústrias de base.