Tratamentos para conseguir uma oclusão ótima
Na mordida correta os dentes em oclusão (dentes cerrados) devem tocar uns nos outros de uma forma corretamente alinhada (dentes superiores com os dentes inferiores). Por outro lado, na mordida errada ocorre alguma incorreção na forma como os dentes encaixam uns nos outros.
Isso é possível com a técnica da ortodontia lingual. Esse método de correção ortodôntica usa os braquetes colados por trás dos dentes (na face lingual), mantendo o aparelho totalmente imperceptível. Ele é parecido com o tradicional aparelho de metal.
Geralmente, o tratamento ortodôntico pode levar entre 6 e 24 meses. Vale ressaltar, porém, que a duração do processo depende de uma série de fatores, variando de pessoa para pessoa.
Os alinhadores são moldeiras transparentes de acetato ou silicone e que são utilizadas para corrigir os dentes que estão com um grau menos acentuado de problemas de posicionamento na arcada.
No entanto, os tratamento mais utilizados incluem:
Qual é o tratamento para dentes separados?
Diastema, um espaço entre os dentes que vale a pena ser fechado. Diastemas são espaços entre dois dentes adjacentes que, dependendo da localização, trazem, além de complicações estéticas, riscos aumentados para o aparecimento de cáries dentárias e machucados em gengivas.
A duração do tratamento depende da técnica a utilizar e do tamanho e localização dos diastemas existentes. Normalmente, o tempo de tratamento varia de 12 a 36 meses, implicando em cada mês uma consulta para controlo e ativação do aparelho.
A resina composta é um material ideal para restaurar o fechamento de diastemas. É um material altamente polível, de longa duração e imita a estrutura natural dos dentes. Considerado um procedimento minimamente invasivo e econômico, a colagem de resina composta nos dentes é uma demanda constante na odontologia estética.