O principal componente da fibra de algodão é a celulose, que representa a maior parte da sua composição química. A cadeia de celulose é constituída por moléculas de glicose. ... Depois da celulose, a cera constitui-se de grande importância na fibra de algodão.
Uma das fibras naturais mais usadas do mundo, o algodão é uma fibra branca de origem vegetal, gerada ao redor das sementes do algodoeiro. Essa planta é comum em arbustos nativos de regiões tropicais e subtropicais, como África, Ásia e América. ...
O algodão é usado para fazer uma série de produtos têxteis. Estes incluem toalhas de banho e roupões; denim para jeans azul; meias, cuecas, e a maioria das camisas. Lençóis muitas vezes são feitas de algodão. O algodão também é usada para fazer os fios utilizados em crochet e tricô.
O algodão, devido às propriedades naturais, que tornam o tecido permeável à troca de ar e dissipação da umidade, e por ser neutro em relação à nossa pele, além da suavidade da própria fibra, torna-se um grande aliado se alguma alergia surgir, acalmando a pele e promovendo sua recuperação.
Segredos para lavar e conservar camisetas de algodão
São elas:
Os tipos mais comuns de tecidos de algodão no mercado são:
As bases de tecido
* Tecido 100% algodão cru tem brilho fosco agradável. * Hipoalergênico, o que significa que tem uma baixa tendência para provocar reações alérgicas.
Tecidos de boa qualidade são, por essência, mais macios. Chega a ser redundante dizer que você deve senti-lo, mas saber O QUE sentir é que será o diferencial, pois quanto mais liso, pesado (sim, tecidos bons são geralmente mais pesados) 3 maleável for o tecido, mais qualidade ele possuirá.
Ao ver ou tocar um tecido, mesmo a pessoa mais iniciante consegue identificar algumas características que o diferencia de um outro tecido. O peso, a textura, a flexibilidade, a temperatura que ele passa, se ele desliza ou é mais áspero.
Por R$ 31,00 ou em até 3X de R$ 10,33 sem juros.
Categorias
A seda é uma fibra proteica usada na indústria têxtil obtida a partir dos casulos do Bombyx mori (bicho-da-seda). ... A seda é utilizada para se produzir tecidos leves, brilhantes e macios. Os tecidos são usados em camisas, vestidos, blusas, gravatas, xales, luvas etc.
O fio de seda é fabricado do casulo da lagarta de diversas mariposas. A mais comum é a Bombyx mori, bicho-da-seda da amoreira, que responde por 95% da produção mundial. ... Constantinopla tornou-se o primeiro centro de seda da Europa.
Porque a seda é mais cara do que outros tecidos? Schüssler Atelier esclarece isso pra você! A seda, diferente de outros tecidos se destaca pelo seu valor elevado. Isso acontece pois é um tecido natural obtido pela fibra do casulo do bicho da seda (isso mesmo, um bichinho!), portanto torna-se mais difícil obte-la.
A seda era um produto tão importante que a rota comercial entre a China e a Europa ficou conhecida como Rota da Seda. No século VI, bichos-da-seda foram roubados da China. ... A China continua a ser o maior produtor de seda do mundo; a Índia e o Japão estão entre os maiores consumidores.
Caxemira
O fio que dá origem à seda é secretado pela larga de uma mariposa, que deposita seus ovos em folhas de árvore. A árvore mais usada para isso é a amoreira. ... O que forma o casulo, de onde surgirá o fio do tecido, é formado pela baba do bicho-da-seda.
PROPAGAÇÃO - o cultivo de amoreiras é feito por estacas, que podem produzir folhas por um período de 15 a 18 anos para alimentar o bicho-da-seda. O corte deve ser diário, para oferecer às lagartas refeição fresca. As folhas devem ser oriundas de plantações livres de pragas, doenças e impurezas, nem mesmo terra.
O bicho da seda produz um casulo do qual se extrai os fios, para formar um tecido de toque suave, cobiçado no mundo inteiro e que nunca sai da moda, a seda, muito importante para o setor têxtil.
O bicho-da-seda é a larva ou lagarta da mariposa doméstica Bombyx mori (latim: "bicho-da-seda da amoreira"). É um inseto economicamente importante, sendo um produtor primário da seda. A comida preferida do bicho-da-seda é a amoreira branca, embora comam outras espécies de amoreira e até mesmo laranja osage.