As horas de sono do bebê recém-nascido, no primeiro mês de vida, ocupam a maior parte do dia, pois o bebê dorme cerca de 16 a 17 horas por dia, no entanto, o bebê pode ficar acordado por até 1 ou 2 horas seguidas, podendo isso acontecer durante a noite.
Algumas dicas para fazer antes da hora de dormir e que ajudam o bebê a se sentir mais relaxado e seguro, para dormir a noite inteira são:
Veja as dicas:
Faça cócegas nos pés e na barriguinha do bebê, com a intenção de acordá-lo mesmo! Tire a roupinha do bebê e deixe-o somente enrolado numa manta, coberto o suficiente para não sentir muito frio. Isso ajuda a acordá-lo. Mas não precisa deixá-lo passando frio, é somente para despertá-lo.
Bebê que Dorme Durante a Mamada – O que Fazer? De certo modo, é normal que o bebê durma na hora de mamar, o que não pode é o bebê dormir logo que pega o peito, pois sendo assim, muito provavelmente o bebê mama pouco e consequentemente não vai conseguir se alimentar o quanto precisa.
No primeiro mês, o sono costuma vir em ciclos de três a quatro horas, independente de ser dia ou noite. Após as primeiras semanas, dorme um período de manhã e outro à tarde. Cada período dura de uma a duas horas. Durante a noite, costuma adormecer cedo, por volta das 20h ou 21h.
O número de horas que o bebê precisa dormir varia de acordo com a sua idade e o seu crescimento, sendo que quando é recém-nascido, ele, geralmente, dorme cerca de 16 a 20 horas por dia, enquanto que quando tem 1 ano de idade, já dorme cerca de 10 horas por noite e faz duas sestas durante o dia, de 1 a 2 horas cada uma.
Olhos abertos Na primeira fase do sono, a melatonina induz o relaxamento e por isso o bebê fica com o olhar fixo e a pálpebra caída. Há bebês que nesse estágio a pálpebra não fica totalmente fechada, o que significa que ele está em um sono muito pesado, e por isso alguns pais vêem seus filhos dormindo de olho aberto.
Estrabismo infantil, olhos cruzados ou vesgos. Os pais costumam notar que os olhos de seus recém-nascidos parecem se cruzar o olhar de vez em quando. Nos primeiros seis meses de vida, isso pode ser normal. Para começar, olhar para algo que o cérebro tem que saber para onde apontar os olhos.
Muitos pais se surpreendem com o quanto os bebês se contorcem e gemem enquanto dormem ou choram. Em sua maioria, cuidadores assustados, acabam atribuindo esse comportamentos à cólica, gases, dores, ou até mesmo à imaturidade do sistema digestivo do bebê.
Dormir com a boca aberta é sinal de respirar pela boca durante a noite. O motivo principal para isso costumar ser um bloqueio das condutas nasais. Outra causa possível é que a boca se abra, resultando de uma posição incómoda onde os músculos não conseguem manter a posição, em tal caso começará a roncar.
Mas, se mesmo depois de mudar alguns desses hábitos, a sinfonia noturna persistir, é hora de buscar auxílio médico para investigar suas causas.