A dança de Maanaim é mencionada somente em Cantares. Seria como uma festa dedicada ao Senhor, uma dança sagrada da antiguidade a qual desconhecemos. As tradições musicais de Israel se perderam nas muitas dominações que se seguiram, assíria, persa, grega e por fim romana.
Samuel
Ele narra a história dos juízes bíblicos, os líderes inspirados cujo conhecimento direto de Javé permitiu-lhes agir como campeões dos israelitas contra a opressão de monarcas estrangeiros e como modelos do comportamento sábio e fiel requerido deles por Javé depois do êxodo do Egito e da conquista de Canaã.
Segundo a tradição judaica, o livro foi escrito por Samuel, com adições pelos profetas Gade e Natã; estudiosos modernos acreditam que a história deuteronômica foi composta como um todo no período entre 630 e 540 a.C. através da combinação de diversos textos independentes de épocas variadas.
Era filho de Quenaz, o irmão mais novo de Calebe, da Tribo de Judá. Ou seja, Otniel era sobrinho de Calebe. (Juízes 1:13; 3:9; Livro de Josué 15:17).
Samuel
De acordo com a historiografia tradicional, os hebreus teriam se originado de uma movimentação humana da Mesopotâmia para a Palestina em tempos que recuariam até o século XX a.C. Com seu chefe, Abraão, o primeiro patriarca, o povo teria sido guiado para o território palestino, numa migração em busca de melhores ...
Sansão perdeu o Espírito de Deus sobre sua vida, seus cabelos não era sua força era apenas um sinal, sua força estava em Deus de quem ele esqueceu todo tempo.
O Livro Sagrado diz que, por volta de 1600 a.C., todos os israelitas deixaram Canaã e foram morar no Egito. ... Tudo ia bem, até que um faraó xenófobo decide acabar com a brincadeira dos imigrantes: transforma todos os israelitas em escravos.
Os hebreus foram um povo que surgiu, acredita-se, por volta de 2000 a.C. Tiveram o seu primeiro desenvolvimento às margens do Rio Jordão, na árida região da Palestina. Daí vem o seu nome, já que hebreu significa “povo do outro lado do rio”.
Os hebreus eram um povo da Antiguidade que, segundo a narrativa bíblica, teria suas origens na Mesopotâmia. Os hebreus migraram para Canaã, supostamente por um chamado de Deus, e depois de um tempo no Egito teriam penetrado lentamente na região.
Os dez mandamentos também podem ser considerados códigos de leis, pois era considerados assim pelo povo hebreu, vistos como leis divinas escritas pelo próprio criador e entregues a Moisés. A importância de um indivíduo seguir os princípios dos 10 mandamentos é de manutenção da ordem e da paz na sociedade hebraica.