EQST

O Que Etmoidais?

O que é Etmoidais?

Células etmoidais extramurais são estruturas que se pneumatizam e se desenvolvem projetando-se externamente ao corpo do labirinto etmoidal. Fazem parte deste grupo as células do agger nasi, as células frontais, as células etmoidais supraorbitais e as células de Haller e de Onodi.

O que é espessamento mucoso de células Etmoidais?

A presença de um espessamento no revestimento mucoso de células etmoidais e seios maxilares pode indicar algum grau de sinusite ou outro tipo de processo inflamatório nesta região.

O que significa redução da transparência das células Etmoidais?

O fenômeno de redução da transparência do seio maxilar direito e das células etmoidais anteriores é realizado por intermédio do exame radiológico, e é aplicado quando deseja-se analisar possíveis dores e incômodos na área dos seios da face.

O que é espessamento mucoso maxilar esquerdo?

O espessamento mucoso leve do seio maxilar é um achado normal em pacientes assintomáticos,32 mas o espessamento mucoso sinusal maior do que 2 mm pode estar relacionado com sinusite do seio maxilar.

O que é Cisto mucoso no maxilar?

Imagens de cisto mucoso do seio maxilar tem forma claramente definida, massa uniforme, homogênea, radiopaca, com forma de cúpula no assoalho, contrastando com o aspecto radiolúcido aerado sinusal típico. A maior parte das ocorrências é no sexo masculino, entre 20-30 anos, no lado direito.

O que significa a palavra sinusopatia?

A sinusopatia, mais conhecida como sinusite, é uma doença que acontece quando os seios nasais ficam inflamados e isto leva à formação de secreções que obstruem a mucosa do nariz e as cavidades ósseas da face.

O que é cisto de retenção mucoso pólipo?

RESUMO: O cisto mucoso de retenção é uma lesão caracterizada pelo aumento volumétrico de líquido nos tecidos após uma obstrução parcial ou completa do ducto excretor glandular, o que provoca retenção da secreção e dilatação ductal.

O que é pólipo de retenção?

O pólipo nasal é um tumor benigno que surge na mucosa da cavidade nasal. Ao contrário dos pólipos que surgem no intestino grosso ou na bexiga, esse tipo de pólipo não tem nenhuma relação com o câncer. Pólipos nasais não são câncer nem apresentam risco de virar câncer.

O que é cisto de retenção na cabeça?

O cisto na cabeça normalmente é um tumor benigno que pode ser preenchido por líquido, tecido, sangue ou ar e que geralmente surge durante a gestação, logo após o nascimento ou ao longo da vida e pode ocorrer tanto na pele quanto no cérebro.

O que pode causar um cisto no cérebro?

O cisto de aracnoide, ou cisto aracnoide, é uma coleção de líquido cefalorraquiano (líquido que está presente dentro do nosso cérebro), que, por algum defeito na formação ou após o nascimento, ficou septado, represado entre as membranas que revestem o cérebro.

O que sente uma pessoa com tumor na cabeça?

Dependendo da localização, alguns tumores cerebrais podem apresentar sintomas específicos: Dor de cabeça intensa, como uma pressão no crânio, acompanhada de náuseas, vômitos (especialmente ao acordar) e visão embaçada, sonolência. Convulsões. Perda da audição ou visão ou dormência de alguma parte do corpo.

O que leva uma pessoa a ter aneurisma cerebral?

Causa. O aneurisma surge pelo enfraquecimento ou defeito da parede arterial. A pessoa pode nascer com o problema ou adquiri-lo com o passar do tempo, a partir de fatores como hipertensão (não controlada com medicamentos), tabagismo ou traumatismo (golpes ou ferimentos penetrantes na cabeça).

Qual exame detecta um aneurisma?

Tomografia Computadorizada (TC) É um método não invasivo de diagnóstico do aneurisma cerebral que utiliza radiação ionizante, usado rotineiramente para avaliar as complicações como ruptura e consequente hemorragia subaracnoídea (HSA) ou hematoma do parênquima encefálico (tecido cerebral).

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com aneurisma cerebral?

As chances de sobreviver a um aneurisma variam de acordo com o seu tamanho, sua localização, a idade da pessoa e seu estado de saúde geral. No entanto, na maioria dos casos é possível viver por mais de 10 anos com um aneurisma, sem nunca apresentar qualquer sintoma ou ter alguma complicação.