EQST

Como Feita A Aspiraço Orotraqueal?

Como é feita a aspiração orotraqueal?

É a retirada passiva de secreções endotraqueais, via cânula orotraqueal (TOT) ou cânula de traqueostomia (TQT), por meio de cateter acoplado a um sistema de sucção (aspirador elétrico ou rede de vácuo).

O que é aspiração traqueal?

A aspiração endotraqueal é um procedimento que visa manter as vias aéreas pérvias, removendo, de forma mecânica, secreções pulmonares acumuladas, sobretudo em pacientes com via aérea artificial(1).

Quais os cuidados com o paciente entubado?

Esses cuidados foram agrupados por similaridade em seis categorias: cuidados relacionados ao tubo endotraqueal; ao ventilador e circuito; à prevenção de broncoaspiração; ao controle de infecção; à sedação, analgesia/sono e vigília/dor.

O que é traqueostomia e quais os cuidados de enfermagem?

A traqueostomia é procedimento cirúrgico, realizado pelo médico, que consiste na abertura da traqueia para o meio externo, com inserção de um tubo (cânula), para permitir a passagem do ar.

O que é traqueostomia e indicações?

A traqueostomia é o procedimento cirúrgico que consiste na abertura da parede anterior da traqueia, comunicando-a com o meio externo por meio de uma cânula, possibilitando a permeabilidade da via aérea.

O que a pessoa com traqueostomia pode comer?

A alimentação e fala podem continuar, se não existirem problemas de deglutição ou de fala prévios, mas poderá ser necessário um esforço extra. Um dispositivo de traqueostomia para falar, poderá melhorar a capacidade de falar e deglutir.

Quem faz traqueostomia volta a falar?

É possível sim a volta da fala-voz e a deglutição após o uso da traqueostomia.

Como é a cirurgia de traqueostomia?

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico por meio do qual se cria um orifício na frente do pescoço que dá acesso à traqueia, na altura entre o 2º e 3º aneis, permitindo uma ventilação mecânica prolongada, naqueles casos em que a ventilação espontânea é impossibilitada.

Quais são os tipos de traqueostomia?

  • CÂNULA EXTERNA. • ...
  • CÂNULA INTERNA OU INTERMEDIÁRIO. • ...
  • GUIA. • ...
  • CÂNULA METÁLICA. A cânula metálica possui duas peças (que ficam no paciente) e um guia. ...
  • CÂNULA PLÁSTICA SEM BALÃO (SEM CUFF) ...
  • CÂNULA PLÁSTICA COM BALÃO (COM CUFF) ...
  • ...

Onde é feita a traqueostomia?

A traqueostomia consiste na abertura cirúrgica da parede da traqueia, com possibilidade de passagem do ar entre o ambiente e os pulmões sem passar pelas vias aéreas superiores.

Como está dividida a cânula de traqueostomia?

As cânulas metálicas dividem-se em três partes: cânula externa, cânula interna e mandril. As cânulas de silicone se diferenciam por apresentar balonete ou cuff, que ao ser insuflado, vedam a luz traqueal.

Como colocar uma Canula de traqueostomia?

Segure as pontas dos cadarços com os dedos; Page 2 2 13 - Lubrifique a cânula se for necessário; 14 - Remova a cânula suja do pescoço do paciente, tendo em mente a sua curvatura, solicitando que o paciente expire profundamente; 15 - Limpe ao redor do estoma com SF e seque gentilmente, avalie a pele ao redor do estoma; ...

Como é feito o desmame do respirador?

De acordo com a dificuldade para tolerar a ventilação espontânea, o desmame é classificado em:

  1. Simples – se a retirada ocorre no primeiro teste de respiração espontânea (TRE)
  2. Difícil – se a retirada se dá em até 3 TRE, ou em até 7 dias após o primeiro TRE.

O que é desmame da ventilação mecânica?

O termo desmame refere-se ao processo de transição da ventilação artificial para a espontânea nos pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo superior a 24 h.

O que é desmame difícil?

O desmame é considerado simples quando o paciente obtém sucesso no primeiro Teste de Respiração Espontânea (TRE), sendo este tipo de desmame o mais frequente; difícil quando o paciente falha no primeiro TRE e necessita de até três TRE ou até sete dias após o primeiro TRE para sair da ventilação mecânica e prolongado ...