– Noção de rima (capacidade de identificar rimas); ... – Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas); – Consciência fonémica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra).
A consciência fonológica na alfabetização exige que seja pensada de forma que vise a contribuir com o aprendizado da criança de maneira satisfatória. Isso significa que os educadores devem apostar no caráter lúdico das atividades, pois somente dessa maneira os pequenos podem aprimorar essas habilidades.
Consciência fonológica e consciência fonêmica são termos relacionados ao conhecimento que os falantes têm da organização da sonoridade. Podemos dizer que a sonoridade da fala é expressa nas palavras que pronunciamos. ... A habilidade de identificar e manipular sons individuais é denominada consciência fonêmica.
Um importante obstáculo para a maioria das crianças é compreender o princípio alfabético: palavras escritas contêm combinações de unidades visuais (letras ou combinações de letras) que são sistematicamente relacionadas às unidades sonoras das palavras (fonemas).
O princípio alfabético envolve reconhecer as letras do alfabeto, realizar a correspondência grafema-fonema, além de conhecer e produzir o som correspondente a um código gráfico (grafema/letra), tendo relação direta com a decodificação (Puranik, Lonigan, & Kim, 2011).
As habilidades o conhecimento alfabético envolve são reconhecer os nomes das letras (na ordem ou não), associar as maiúsculas às minúsculas e identificar os sons das letras.
Com as letras cantamos o amor, a dor, a natureza, a sustentabilidade, as paixões, as decepções, as desilusões, um mundo de coisas. ... E estes, através das letras, temos plenas condições de enriquece-los um pouco a cada dia. Letras servem para proporcionarem infinitas possibilidades!
Para escrever nomes de coisas ou objetos, usamos letra minúscula. Eles são chamados de nomes comuns e por isso são escritos com letras minúsculas. Exemplo: Saí com minha prima para tomar sorvete. Depois passamos na banca e compramos gibis.