Antibiotico de amplo espectro indicado no tratamento de infecções causadas por microrganismos Gram negativos, Gram positivos, infecções do trato urinário, infecções de tecidos moles, infecções de cavidade oral/periodontais, infecções gastrointestinais, piodermites, infecções respiratórias, infecções hepatobiliares, pós ...
Quais são os antibióticos que se podem administrar a um gato? Geralmente os gatos (assim como os cães) recebem antibióticos aprovados para o uso humano, sendo o mais comum a amoxicilina, embora também possamos mencionar outros princípios ativos como a doxiciclina ou a cefalexina.
Mas clavulânico e enrofloxacina e amoxicilina são os antibióticos indicados.
O tratamento, na maioria das vezes, não é necessariamente feito com remédio para piometra em gatos, mas sim com a castração da gatinha, removendo todo seu útero. Esse é o processo mais seguro e recomendado pelos veterinários, já que assim a bichana fica segura de outras possíveis infecções.
Introdução: A piometra é uma infecção aguda ou crônica que acontece na fase lútea do ciclo estral de cadelas e gatas não castradas (diestro). Em gatas é uma patologia menos comum, pois o desenvolvimento do corpo lúteo e consequente produção de progesterona exige a cópula.
A piometra ocorre quando existe uma invasão bacteriana do útero na ocorrência da hiperplasia da mucosa uterina, levando ao acúmulo de pus dentro do útero. As cadelas tem cios normalmente a cada 6 meses.
A cachorra vai apresentar um sangramento por cerca de uma semana. Durante essa fase, ela não permite que nenhum macho monte nela. Para ajudá-la, evite que outros cães cheguem perto dela, apenas fêmeas. Se for possível, coloque-a para dentro de casa, num local seguro e aconchegante.
O que fazer quando a cadela entra no cio A castração é desaconselhada durante este fase do ciclo, uma vez a cirurgia apresenta mais riscos. Durante o sangramento, o tutor pode realizar a limpeza da região com lencinhos próprios ou lencinhos umedecidos em água morna para evitar a acumulação de detritos ou sangue seco.
Como visto, o sangramento da cadela pode ocorrer na primeira fase do ciclo estral, quando o organismo da cadela começa a se preparar para uma possível fecundação. Essa fase tem a duração média de 5 a 15 dias, período no qual é normal que a pet apresente secreção sero-sanguinolenta.