O coração doado é então ligado à parte que resta do coração do receptor. Um transplante cardíaco leva de 3 a 5 horas. A internação no hospital, depois da cirurgia, costuma ser de 7 a 14 dias.
Qualquer pessoa que for diagnosticada, por médico devidamente licenciado, com um problema de saúde que requeira o transplante de órgãos e que aceite receber o tratamento.
Passado: O transplante, em 1968 João ainda não sabia de quem era seu coração, como declamou a Folha em manchete de 29 de maio de 1968, três dias depois de ter sido submetido ao primeiro transplante do órgão no Brasil e na América Latina, no Hospital das Clínicas da USP.
Em 3 de dezembro de 1967, o cirurgião sul-africano Christiaan Barnard fazia o primeiro transplante de coração humano. O paciente só sobreviveu 18 dias, morrendo de infecção. O coração de uma pessoa morta palpitou pela primeira vez no peito de outro ser humano às 5h25 de 3 de dezembro de 1967, na África do Sul.
1954: Em 23 de dezembro, o primeiro transplante renal intervivos bem sucedido liderado pelo Dr. Joseph Murray e Dr. David Hume no Hospital Brigham, em Boston. Um rim foi transplantado de Ronald Herrick em seu gêmeo idêntico, Richard.
Em Porto Alegre, a primeira operação cardíaca foi realizada, em junho de 1951, pelo Dr. José Carlos da Fonseca Milano. A operação realizada foi a ligadura de um Canal Arterial em paciente de 17 anos.
Cirurgião que opera maravilhas no meu cérebro: qual foi o procedimento cirúrgico mais demorado da história? Foi uma operação de quatro dias para a remoção de 90 kg de líquido de um cisto ovariano que pesava 130 kg. O procedimento ocorreu em 1951, em Chicago, EUA.