Esse indicador foi denominado índice de respiração rápida e superficial (IRS ou índice de Tobin) e estabelece relação fisiológica entre a freqüência respiratória (f) e o volume corrente expirado (VCE) expresso em L.
Protocolo de Desmame Para a realização do TRE o paciente deve ser desconectado da ventilação mecânica por um período mínimo ideal de 30 minutos, mas não superior a 120 minutos.
A ventilação mecânica pode trazer complicações potenciais, como pneumotórax , lesão das vias aéreas, dano alveolar e pneumonia , além de outras complicações que incluem atrofia do diafragma , diminuição do débito cardíaco e toxicidade do oxigênio.
Instabilidade hemodinâmica grave, caracterizada pelo uso de aminas vasopressoras, e arritmias complexas são consideradas contra-indicações para o uso da VNI pela maioria dos autores. Pacientes com distensão abdominal ou vômitos não devem utilizar VNI pelo risco de aspiração.
A ventilação mecânica invasiva é associada com o desenvolvimento de complicações importantes, incluindo pneumonia associada à ventilação (PAVM), sinusite, patologias das vias aéreas superiores e fraqueza muscular respiratória.
A ventilação mecânica (VM) ou, como seria mais adequado chamarmos, o suporte ventilatório, consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada.
A ventilação mecânica (VM) substitui ou auxilia a ventilação espontânea. Está indicada tanto em casos de insuficiência respiratória hipercápnica quanto hipoxêmica (ex: DPOC descompensado, crise de asma grave, edema agudo de pulmão, etc).
ventilação a pressão controlada (PCV); ventilação mandatória intermitente sincronizada (SIMV); ventilação com suporte pressórico (PSV); pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP);
Ventilar um local, significa renovar o ar dum ambiente fechado. A ventilação forçada consiste em utilizar dispositivos próprios (ventiladores, exaustores, extractores, etc.) que provocam o movimento do ar entre o interior e o exterior do recinto.
Resumindo, calcular o valor de áreas de iluminação e ventilação não é tarefa difícil. Basta verificar no coeficiente qual é a fração da área que a legislação pede e dividir a área total do cômodo por esta fração. No caso de 1/8 basta dividir a área do cômodo por 8. No caso da ventilação basta dividir novamente por 2.