Para a Física, a onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Elas são classificadas em relação à natureza, direção e energia de propagação. As ondas são perturbações que se propagam no espaço ou em meios materiais transportando energia.
A Mecânica é o ramo da Física que está relacionado com o estudo dos movimentos. Ela é subdividida em Cinemática e Dinâmica. A Mecânica é o ramo da Física responsável pelo estudo dos movimentos.
As ondas podem ser classificadas segundo sua direção de vibração: ondas que se propagam na mesma direção que seu estímulo são longitudinais, já as ondas que se propagam em direções perpendiculares às do seu estímulo são ondas transversais.
Podemos concluir que a principal diferença estabelecida entre as ondas mecânicas e as ondas eletromagnéticas reside no fato de que as primeiras possuem como caráter obrigatório da existência de um meio material para se propagar, ao passo que as segundas não necessitam. ... Exemplo: a onda em uma corda ou a onda num lago .
O som é um exemplo de uma onda longitudinal. Uma onda produzida numa corda esticada é um exemplo de uma onda transversal. O que difere ondas mecânicas longitudinais de ondas mecânicas transversais é a) a direção de vibração do meio de propagação.
Quando falamos, o som produzido é um exemplo de um tipo de onda mecânica longitudinal que se propaga no ar. Por outro lado, quando jogamos uma pedra na água contida em um. tanque, a onda produzida é um exemplo de um tipo de onda mecânica transversal que se. propaga na superfície da água.