O dígrafo nada mais é que a junção de duas letras que representam apenas um som. ... Sendo que, nesse caso, o segundo R trata-se de uma letra diacrítica. Assim elas podem ser classificadas em dois tipos: Consonantais – xs, xc, sç, sc, ss, rr, nh, lh, ch, qu, gu.
Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes. Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. ... Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba.
A palavra "travesseiro" possui 11 letras e 10 fonemas. O fonema é a menor unidade sonora da língua. Uma palavra possui uma série de fonemas que, juntas, determinarão a pronúncia da mesma.
Na palavra 'fixa', a letra 'x' representa o fonema /ks/, ou seja, foneticamente, é igual a "ficsa”. Por essa razão, é uma palavra que possui 4 letras e 5 fonemas.
6 fonemas
4 fonemas
Sempre- 5 fonemas e um dígrafo (dígrafo vocálico).
Tem 4 fonemas -- t = 1 fonema, em = 1 fonema, porque se torna uma vogal nasal, p = 1 fonema, o = 1 fonema. Somando, 4 fonemas e 5 letras.
Por exemplo: bicho - Possui quatro fonemas e cinco letras. Na palavra acima, para representar o fonema |xe| foram utilizadas duas letras: o c e o h.
Resposta. 5 letras! espero ter ajudado! Boa tarde....!