ilha de Itamaracá
Resposta. Resposta: porque a demanda e o preço da cana-de-açúcar naquela época estava auto e para eles era lucro fazer açúcar ,não só a cana estava caro mais tinha também o cafe que era um dos produtos de exportação .
Dada a carência de civilizações no Brasil, de metais preciosos, os portugueses perceberam que o cultivo da cana-de-açúcar nas terras do litoral do nordeste seria um meio de viabilizar economicamente os enormes gastos envolvidos com o processo de colonização.
Também quanto à colonização, esse cultivo foi extremamente importante, uma vez que estimulou o povoamento da colônia e a ocupação de seu vasto litoral. O cultivo da cana-de-açúcar se deu por várias razões favoráveis. O solo do litoral brasileiro é formado por uma composição denominada “massapê”.
Para extrair lucro máximo na atividade açucareira, Portugal favoreceu a criação de plantations destinadas ao cultivo de açúcar. ... Além de restringir a economia, a exploração do açúcar impediu a formação de outras classes sociais intermediárias que não se vinculassem à produção agrícola e ao senhor de engenho.
Para desenvolver a produção do açúcar, os portugueses utilizaram nos engenhos a mão de obra escrava, os primeiros a serem escravizados foram os indígenas, posteriormente foi utilizada a mão de obra escrava africana, o tráfico negreiro neste período se tornou um atrativo empreendimento juntamente com os engenhos de ...
Resposta: Havia três boas razões para essa escolha: O açúcar alcançava o altos preços na Europa . O solo éo clima do litoral nordestino eram favoráveis ao cultivo da cana-de-açúcar e os portugueses já tinham produzido o açúcar nas ilhas de Madeira ,Açores e Cabo verde.
A principal pessoa que gerenciava e ditava o ritmo da produção no engenho era conhecida como feitor-mor e sua tarefa era administrar o engenho para o senhor de engenho, dono da produção. Outro ofício bastante importante era o mestre de açúcar, que controlava o trabalho de beneficiamento do açúcar.
Os holandeses no comércio de açúcar Desde a implantação da produção açucareira no Brasil, os holandeses foram parceiros dos portugueses. Financiavam a construção de engenhos, refinavam o açúcar brasileiro e distribuíam o produto na Europa. Com isso, obtinham lucros elevados.
Foram praticadas nas zonas rurais no Brasil Colonial além da exploração do açúcar a pecuária (para a produção de leite, de charque e também para criar animais que trabalhariam transportando cargas), o cultivo de tabaco e algodão, a agricultura de subsistência (que alimentava as populações locais) e o extrativismo ...
São atividades que auxiliavam a lavoura açucareira: a) tabaco e pecuária.
Resposta. Diversos motivos levaram a Coroa portuguesa a implantar a produção açucareira em sua colonia americana dentre eles estavam: *Havia, em certas regiões do brasil, condições naturais favoráveis da lavoura canavieira, como o clima quente e úmido e o solo de massapê do litoral do nordeste.
A concorrência holandesa foi, portanto, uma das principais causas da crise do açúcar brasileiro no período colonial, pois eles conseguiram produzir açúcar mais barato e de melhor qualidade do que o brasileiro.
A crise do açúcar reduziu drasticamente os lucros dos senhores de engenho do Nordeste e também diminuiu a arrecadação de impostos, provocando uma crise financeira em Portugal. A coroa portuguesa rapidamente agiu em busca de uma nova forma de exploração colonial.
Outro fator gerador da crise foi a concorrência do açúcar antilhano. Os holandeses, após sua expulsão do Brasil, foram produzir açúcar em suas colônias nas Antilhas. Isso fez o preço do açúcar brasileiro ter uma queda de 50% nos mercados internacionais.