Cálculo vetorial Quando temos o vetor , devemos levar em consideração que existe o vetor que conta com o mesmo módulo e direção, mas sentido oposto. Vetor de módulo igual à unidade. |u| = u = 1. O vetor nulo, por sua vez, é aquele que possui módulo igual a zero, com direção e sentido indeterminados.
Um campo vetorial constante, ou seja, que associa a cada ponto do espaço o mesmo vetor, é chamado, entre os físicos, de campo uniforme. Entre os físicos prefere-se usar o termo campo constante para um campo cujos valores (ou seja, cujos vetores) independem do tempo.
Vetor resultante é o nome dado ao vetor que se obtém após realizar-se uma soma vetorial. Na soma vetorial, devemos considerar o módulo, a direção e o sentido dos vetores para encontrarmos o vetor resultante.
Como elemento matemático, o vetor tem representação: A adição de vetores é normalmente efetuada por um destes dois métodos: Método do polígono; Método do paralelogramo.
Os vetores representam as grandezas vetoriais e indicam seu módulo, direção e sentido. O módulo é o valor numérico do vetor seguido da unidade de medida que define a grandeza vetorial. A direção é a reta onde o vetor está localizado, e as direções possíveis são: diagonal, horizontal e vertical.
Se o vetor estiver representando uma grandeza vetorial, podemos usar a notação (em que se usa a letra que representa a grandeza com uma seta em cima, sendo a seta sempre horizontal e para a direita). Veja a figura acima.
A expressão correta seria: B - A = C . Leve em consideração que quando o vetor inverte o sinal, automaticamente inverte também o seu sentido. ... Assim, os vetores representam de certo modo as grandezas vetoriais e indicam seu módulo, direção e sentido.
Ao dirigir um carro, por exemplo, você percebe o movimento, velocidade e aceleração do veículo e como essas grandezas refletem no seu corpo. No ar-condicionado, a Termodinâmica é utilizada para retirar calor do habitáculo e transportá-lo através de um fluído refrigerante.