O método de agulhamento seco é eficaz porque trata diretamente no desencadeador da dor, liberando a tensão e desfazendo o nódulo. Com isso, o sangue volta a circular normalmente, proporcionando a oxigenação necessária para manter o músculo saudável, dissipando tensões e dores.
A liberação do ponto de gatilho pode ser feita por liberação miofascial, instrumental, com o uso de vibrações, terapia com ventosas e até mesmo com exercícios físicos.
Técnicas de agulhamento Acupuntura, agulhamento a seco ou com substâncias anestésicas são outras opções de tratamento para pontos-gatilho. Elas consistem em inserir agulhas diretamente sobre o ponto-gatilho identificado. No caso do agulhamento a seco, o alívio vem através da própria agulhada no local certo.
Inativação do ponto-gatilho: é feita por injeção de anestesia ou solução fisiológica salina, acompanhada de alongamento e calor, ou com terapias manuais, como, pressão dos pontos-gatilho, fricção profunda e alongamento do músculo.
Os trigger points se formam apenas em músculos. Ocorre uma contração local, em um pequeno número de fibras musculares de um músculo. Estes, por sua vez, podem irradiar em tendões e ligamentos associados com o músculo, podendo causar dor profunda dentro de uma articulação onde não existem músculos.
Pontos Gatilhos podem ser definidos como: ponto localizado de alta irritabilidade na forma de nódulo, em uma área rígida de um músculo estriado esquelético, sensível a palpação. Os pontos gatilhos são de tamanho variado desde pequeno como um grão de feijão ou grandes que podem ser vistos na superfície do corpo.
Um ponto-gatilho é uma tensão na musculatura ou na fáscia que causa dor referida. Se for ignorado seu processo de reabilitação apresenta falhas graves que podem levar a lesão. Existem diversas técnicas que nos auxiliam a liberar a tensão muscular e nos livrar desses pontos incômodos.