A Teoria do Desenvolvimento Organizacional visa compreender os ambientes internos e externos, decidir quais mudanças poderão ser realizadas e quais são os impactos dessas mudanças e junção das metas da empresa com as necessidades de seus empregados.
As principais características da Teoria Comportamental são: A grande ênfase nas pessoas; A preocupação com o comportamento organizacional e os processo de trabalho); O estudo do comportamento humano.
A teoria do desenvolvimento organizacional surgiu em 1962, e ao longo dos anos, foi discutida e abordada por diversos autores. Ela foi criada com o objetivo de facilitar o desenvolvimento e o crescimento das organizações.
O desenvolvimento organizacional nada mais é que as mudanças que ocorrem dentro de uma organização. ... Essa teoria representa a fusão de duas tendências no estudo das organizações: o estudo da estrutura de um lado, e o estudo do comportamento humano nas organizações de outro, integrados através de um tratamento sistêmico.
Pode-se apontar como vantagens do Desenvolvimento Organizacional: Controle mais eficiente dos processos e funcionários: com planos de ação sempre e constantemente traçados, e uma filosofia bem determinada e compreendida por todo o sistema da empresa e as ações da equipe serão voltados para o objetivo comum.
Os treinamentos têm a finalidade de adequar a pessoa à cultura da empresa, mudar atitudes dos funcionários, desenvolver pessoas, adaptá-las para lidar com a modernização da empresa, desfrutar da competência humana, ou seja, gozar da capacidade que o ser humano tem de aprender, maximizar o desempenho profissional, ...
O treinamento e desenvolvimento tem objetivos diferentes. O treinamento tem foco em ações presentes, na melhoria das atividades que o profissional executa diariamente. Já o desenvolvimento tem o objetivo de preparar o profissional para situações que possam acontecer (uma promoção, por exemplo).
5 objetivos do treinamento e desenvolvimento
Treinamento é uma prática de curta duração que tem o objetivo de preparar o colaborador para executar suas atividades com excelência dentro da empresa. Já o desenvolvimento é um conjunto de práticas educacionais de longo prazo para melhorar o desempenho pessoal dos colaboradores.
Treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D) é um conjunto de procedimentos, que tem o objetivo de contribuir para a evolução de um colaborador a curto e longo prazo.
7 Tipos de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Existem diferentes tipos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores.
Os principais métodos de desenvolvimento são rotação de cargos, aprendizagem com a prática e o coaching.
Os principais métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual são: a rotação de cargos, posição de assessoria, aprendizagem prática, atribuição de comissões, participação em cursos e seminários externos, exercícios de simulação, treinamento outdoor, estudos de caso, jogos de empresa.
6 Técnicas de Treinamento para Aprimorar sua Gestão de Pessoas
As Técnicas de Treinamento Podem ser Classificadas em Três Etapas: Quanto ao uso: podendo ser técnicas de treinamento orientadas para o conteúdo; orientadas para o processo; técnicas de treinamento mistas.
A técnica mais utilizada para transmitir informação em programas de treinamento é a leitura. A leitura é um meio de comunicação que envolve uma situação de mão única na qual um instrutor apresenta verbalmente informação a um grupo de ouvintes.
O treinamento é aplicado para desenvolver habilidades ainda internalizadas no funcionário. D O treinamento é aplicado para desenvolver capacidade intelectual e cognitiva. O treinamento é aplicado para promover mudanças comportamentais de boas práticas interpessoais.