Existem duas maneiras de começar a compor um acorde de violão para uma composição que inclua não só o instrumento, mas também voz: escrevendo primeiro a sequência de acordes ou a melodia....Começando pela sequência de acordes
Para aprender a tocar violão ou guitarra é importante saber ler gráficos ou diagramas de acordes....Então no diagrama do acorde acima cada número representa um dedo:
A linha de baixo representa a corda mais grossa (mi mais grossa) e a linha de cima representa a corda mais fina (mi mais fina). De cima para baixo as linhas representam as cordas mi, si, sol, re, la, mi. A linha de baixo representa a corda mais grossa (mi) e a linha de cima representa a corda mais fina (sol).
Ouça a canção sempre que puder.
CONCLUSÃO
Como formar um campo harmônico Para cada nota da escala, o acorde respectivo será formado utilizando o primeiro, o terceiro e o quinto graus (contados a partir dessa nota, em cima dessa mesma escala). Vamos começar com a nota C. O primeiro grau é o próprio C. O terceiro grau, contando a partir de C, é E.
O campo harmônico maior de Dó Como já sabemos, a escala maior de Dó desenvolve-se em Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. Essa sequência de notas é invariável. Porém, se a tocarmos apenas com acordes maiores no violão, o resultado será terrível. Isso acontece porque, no campo harmônico, lidamos com acordes.
Sempre que eu abordo o tema Campo harmônico para iniciantes eu faço essa analogia: O Campo harmônico é uma espécie de conjunto de acordes que possuem uma ligação íntima. Há vários tipos de Campos Harmônicos, mas não queremos tratar disso agora.
Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave). Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).