Informamos que a partir de hoje terá início a requisição ou revalidação ou do Bilhete Único do Estudante (SPTrans) para este ano letivo.
Para garantir a continuidade do benefício, as escolas particulares devem enviar todos os meses, até o quinto dia útil, uma lista com os alunos matriculados. O próximo prazo é 7 de agosto, última data de volta às aulas do meio do ano — são nove escolas mais a Universidade de Brasília.
Para revalidar ou solicitar um novo Bilhete Único Estudante/Professor é necessário que a Unidade de Ensino tenha enviado os dados para a SPTrans e a sua matrícula esteja ativa. Consulte seu Cadastro. A solicitação do benefício é válida para o ano letivo vigente.
Para saber se seu estado conta com o Passe Livre Estudantil, é necessário consultar a secretaria de Transportes ou Mobilidade referente.
Se você fizer a sua solicitação pela Internet, por meio do cadastro eletrônico, você pode acompanhar o andamento do seu pedido pelo mesmo endereço eletrônico, apenas digitando o seu CPF. Acesse https://passelivre.transportes.gov.br e saiba mais.
Estudantes e professores já podem preencher os formulários do Passe Livre e Meia Tarifa. Nesta primeira semana de janeiro, estudantes e professores já podem preencher os formulários de requisição e revalidação do Passe Livre e Meia Tarifa 2021 no site da EMTU/SP.
No caso do Passe Livre Estudantil SP (São Paulo) os alunos têm direito a duas cotas por dia. Cada cota dá direito a duas viagens, de no máximo duas horas cada. Também é possível realizar quatro embarques por viagem e dois embarques por dia no transporte de trilho. Assim, é permitido até oito embarques diários.
Como desbloquear a Carteira de Estudante
Como proceder? Verifique sua aptidão e, constatando que já está apto (nome enviado pela Instituição de Ensino), compareça a um dos Postos SalvadorCARD ou efetue sua revalidação através do aplicativo ou site KIM Recarga.
O cadastro e/ou recadastramento de estudante para o Passe Escolar, é feito online. É necessário que o aluno solicite seu cadastro no sistema, para que a escola consiga validar o mesmo. Cada escola será cadastrada e receberá um login e senha para avaliar o cadastro de cada um de seus estudantes.
Basta preencher o CPF, a data de nascimento e um telefone para contato. Após 48 horas, dirigir-se à Transurc, na Rua 11 de Agosto, 757, Centro, munido de documento pessoal de identidade, mais pagamento de duas a oito tarifas vigentes para emissão da 2ª via do Cartão Bilhete Único Escolar.
É preciso recarregar o cartão duas vezes, uma para carga das cotas de ônibus e outra para a carga das cotas de trilho. As cotas que sobraram têm validade até o dia 5 do mês subsequente, ou seja, podem ser usadas somente até o dia 5. No dia 6, os validadores não aceitarão mais a recarga do mês anterior.
Caso não possua cadastro no gov.br, basta acessar o link e realizar o cadastro clicando no botão "Crie sua conta". Pronto! Agora é só entrar com seu usuário e senha do gov.br, e seguir os passos nas telas do aplicativo ID Estudantil para obtenção da sua carteirinha digital.
ID Estudantil: como fazer a carteira digital do estudante
O estudante menor de 18 anos precisa de um pré-cadastro, que será feito pelo seu responsável legal. Para isso, o responsável deverá entrar no aplicativo da ID Estudantil com as informações de usuário e senha do gov.br e realizar o cadastro do menor. Pronto! A ID Estudantil foi gerada com sucesso!
É possível verificar a autenticidade de uma Carteira de Identificação Estudantil (CIE) das seguintes formas:
Solicitar sua Carteira de Estudante 2020 é muito simples:
A Carteira do Estudante Online é uma forma ainda mais fácil de solicitar a sua carteirinha para quem não tem muito tempo livre e prefere receber a sua Carteira do Estudante ISIC no conforto de casa. O processo de solicitação é muito simples, basta acessar o site da Carteira do Estudante ISIC e clicar em “faça já”.
Veja como é fácil emitir sua Carteira de Estudante 2021:
Como solicitar a carteira Os alunos novatos podem solicitar a carteirinha virtualmente através do site da Etufor ou agendar o atendimento apresentando a documentação necessária. Em seguida, devem pedir à instituição para confirmar a matrícula no site do órgão.
O documento custa R$ 14,10. A solicitação dá início ao processo para obter o documento que garante, entre outros direitos, a meia passagem nos ônibus da RMR. A carteirinha emitida pelo Consórcio é destinada a alunos matriculados nos ensinos infantil, fundamental, médio ou nível técnico profissionalizante.
A lei prevê que o único documento válido para esta comprovação é a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), um cartão padronizado e com certificação digital, que só pode ser emitido por algumas associações que representam os estudantes em todo o País.