Durante o Império (Primeiro Reinado, Regência e Segundo Reinado), os principais movimentos foram os que seguem:
As revoltas na Primeira República foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso etc. As quatro principais revoltas do período, isto é, as mais estudadas são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.
Eis os principais movimentos sociais durante a República:
Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
Os movimentos sociais são grupos de pessoas que se reúnem com um interesse em comum. Em geral estes grupos se formam para lutar por um direito, por uma mudança social que desejam na sociedade ou para se posicionar contra uma mudança.
Os movimentos sociais são característicos de uma sociedade plural, que se constrói em torno do embate político por interesses coletivos e/ou individuais. ... Os grupos que produzem ação em busca da representação política de seus anseios atuam de modo a produzir pressão direta ou indireta no corpo político de um Estado.
Os movimentos sociais são de extrema importância para a formação de uma sociedade democrática ao tentarem possibilitar a inserção de cada vez mais pessoas na sociedade de direitos. Os primeiros movimentos sociais visavam resolver os problemas de classes sociais e políticos, como a ampliação do direito ao voto.
De acordo com Gohn, os movimentos sociais educam, pois contestam o Estado e seus aparelhos repressivos e ideológicos. ... É nesse sentido que os movimentos sociais educam, pois educam a partir de como nossa sociedade se organiza, se estrutura, se determina. A educação formal é imprescindível para a construção do sujeito.
Os movimentos sociais do campo vêm se consolidando ao longo da história brasileira, como um espaço de compreensão e luta da realidade camponesa, de conhecimento e (re) conhecimento dos saberes, cultura e dos direitos dos sujeitos do campo, de produção de uma teoria e uma prática pedagógica.
A relação que podemos estabelecer entre os movimentos sociais no Brasil e a escolarização é que por meio da educação recebida as pessoas desenvolvem um pensamento crítico que servem para construir esses movimentos.
Explicação: Movimentos Sociais são ações feitas pela sociedade para manter ou mudar situações em seu pais, Poe ser a favor ou contra. O Estado/Governo, e cidadania envolve o dever e direito do cidadão. Pois movimentos Sociais são relacionados pelo o seu direito de se manifestar-se.
Isso significa que na Educação Integral os conteúdos acadêmicos se articulam aos saberes dos alunos e comunidades, dialogam com diferentes linguagens e compõem experiências formativas que envolvem e integram o conhecimento do corpo, das emoções, das relações e códigos socioculturais.
O Educação Integral Na Prática é uma plataforma virtual que reúne conceitos, vídeos explicativos e instrumentos para download a fim de apoiar gestores educacionais de Secretarias e escolas no planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de políticas de educação integral.