E aumentar as chances de um parto normal; hábitos e atividades podem ser decisivos neste momento. Saiba mais!
Resposta: A mulher não precisa, de forma nenhuma, fazer a lavagem intestinal! A mãe já está tendo contrações e ter que lidar também com cólicas intestinais é bastante incomodo. Não é também necessário fazer a lavagem na semana que antecede o parto, nos dias que ela percebeu a evolução para ganhar o bebê.
Desproporção encéfalo-pélvica Mesmo com dilatação total do colo do útero, o bebê pode não conseguir descer para o canal vaginal. Quando isso acontece, existe uma desproporção encéfalo pélvica. Algumas vezes, o médico não consegue detectar isso previamente e só na hora do parto a desproporção fica clara.
“O momento certo é decidido pelo bebê. Quando seu corpo inteiro estiver maduro, ele dará o aviso de que está pronto para sair”, resume o obstetra. O corpo da mãe e o do bebê estão em sintonia e dão início a um trabalho fisiológico expulsivo, que pode levar 12 horas.
Uma forma mais simples para calcular a data provável do parto é acrescentar 7 dias ao 1° dia da última menstruação, e 9 meses ao mês que ocorreu. Por exemplo, caso a data da última menstruação tenha sido no dia 12 de agosto, se deve adicionar 7 dias ao dia 12, e 9 meses ao mês 8.
Já para as gestantes que têm cesárea agendada, existe a possibilidade de ir para o Pré-parto ou para o quarto, definição que fica a critério da equipe. Antes de chegar ao Centro Obstétrico, você e seu acompanhante deverão trocar de roupa, usando trajes fornecidos pelo hospital e que são esterilizados.