Assim, eles são chamados voláteis porque mudam de estado rapidamente. Quando você abre um frasco de óleo essencial pela primeira vez, percebe que o aroma é potente e, assim, consegue sentir o cheiro específico, até de alguma distância.
A diferença entre óleos fixos e gorduras está no ponto de fusão, os óleos fixos são líquidos enquanto que as gorduras são semi-sólidas ou sólidas. Existem, porém exceções; óleo de coco (em climas temperados é sólido, já em climas tropicais é líquido); gordura de fígado de bacalhau (gordura animal líquida).
Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar físico e emocional por meio da aromaterapia.
Características dos Óleos Essenciais De forma geral, os Óleos Essenciais são misturas complexas de substâncias voláteis, lipofílicas, odoríferas e líquidas. Como possuem aparência oleosa à temperatura ambiente, e possuem uma densidade diferente da água, têm o nome de óleos.
Os óleos essenciais são compostos aromáticos que as plantas produzem para diversas funções, desde conservação e reprodução, atraindo a polinização, até sua cura e regeneração. Esses óleos podem ser encontrados em diversas partes da planta, como folha, flores e fruto, e são definidos pelo seu método de extração.
5. Quais os fatores que alteram os óleos essenciais? Não são muito estáveis na presença de ar, luz, calor, umidade e metais -alteram aroma, sabor, cor, viscosidades.
O óleo essencial em uma planta tem dois tipos de função: proteção e comunicação. Fornece a proteção das plantas hospedeiras de microrganismos patogênicos, como bactérias ou fungos, e/ou ele destrói os mamíferos herbívoros do consumo da planta.
Se você precisar aquecer ligeiramente seu óleo essencial, segure a garrafa em sua mão por um minuto. Mas, a maioria dos óleos essenciais vai ficar bem.
Ingestão. Alguns óleos essenciais podem ser ingeridos e proporcionam benefícios à saúde, porém a segurança depende muito de cada tipo de óleo essencial, aplicação e reação do organismo da pessoa. Nunca ingira óleo essencial sem ter certeza sobre sua segurança e quantidade indicada, pois são extremamente concentrados.
Como usar OEs por inalação Os OEs trabalham de forma imediata. Em 20 minutos, por exemplo, já ajudam a trazer foco para um dia de pensamentos bagunçados.
Melhores óleos essenciais: Nossos favoritos
O óleo de alecrim pode ser feito em casa, devendo ser armazenado em um local quente e escuro para que suas propriedades sejam preservadas. Além do óleo, o alecrim pode ser utilizado para fazer chá, devendo ser consumido 3 a 4 vezes por dia e possuindo também vários benefícios.
O óleo essencial de alecrim possui inúmeros benefícios, principalmente no que diz respeito à estimulação do cérebro, melhorando a memória. Além disso, esse óleo pode ser utilizado para melhorar a aparência da pele, aliviar os sintomas da má digestão e estimular o crescimento do cabelo.
Os benefícios do óleo essencial de alecrim se devem às suas propriedades:
Como usar: ferva água em uma xícara, adicione algumas gotas do óleo de alecrim dentro e respire profundamente o aroma durante o dia. Para ajudar a aliviar os sintomas de resfriado e gripe, você pode ainda massagear uma ou duas gotinhas de óleo no peito e na garganta de três em três horas.
Receita Caseira de Chá de Alecrim para a Pele Faça um chá de alecrim bem forte, com quantidade em torno de 50 ml. Coe e, com auxílio de algodão, passe o chá em todo seu rosto, principalmente onde você tem mais espinhas. O alecrim combate a vermelhidão da pele e evita que apareçam mais espinhas.
Método 2 de 3: Essência de alecrim
Modo de Preparo: Parta o ramo de alecrim em pedaços menores, e coloque numa garrafa de vidro com álcool, de maneira que a planta fique totalmente coberta; Deixe, fechado, num lugar sem luz por 15 dias, no máximo até 40.