O projeto Gilgamesh é um projeto ocultista e pseudocientífico que busca dar vida eterna aos seres humanos, do ponto de vista cientifico, é um projeto de pouca importância.
Gilgamesh foi o quinto rei da primeira dinastia de Uruk, tendo reinado por volta de 2650 a.C. Considerado o mais ilustre antecessor dos reis sumérios, Gilgamesh tornou-se objeto de lendas e poemas passando a ser venerado como um herói que, ao longo do tempo, foi sendo divinizado.
Professor: O poema não deixa claro e, a maioria dos estudiosos concorda que nenhum dos dois venceu. Talvez a ideia seja exatamente esta: uma luta sem vencedor e vencido. Enkidu é o reflexo de Gilgamesh: eles são iguais na força física, mas diferentes nos modos e propósitos.
"Ó Poderoso Rei, lembre-se agora que apenas os deuses permanecem em vigia eterna. Os seres humanos vêm e vão, pois esse é o destino decretado nas Tabuletas do Destino. Então, um dia você vai partir, mas até aquele dia distante cante e dance."
Ele se relaciona com as ideias de vida e morte dos mesopotâmicos de maneira direta: os povos de então não acreditavam na vida após a morte, de modo que, depois de mortos, as pessoas desapareciam, de modo que era necessário viver em vida o máximo possível sem se preocupar com o além.
História Geral. Os sumérios foram um dos primeiros povos a habitar a Mesopotâmia e ficaram conhecidos pelo desenvolvimento da primeira forma de escrita da humanidade. Os sumérios ficaram conhecidos como um dos primeiros povos que se estabeleceram na Mesopotâmia e por desenvolverem as primeiras cidades dessa região.