A semente contém o endosperma primário, tecido de reserva e nutritivo do embrião originado a partir de células do macroprotalo (o gametófito feminino das gimnospermas, que se desenvolve no interior do óvulo).
O endosperma triploide possibilita maior atividade metabólica, o que permite desenvolvimento mais rápido da semente. O endosperma triploide é rico em reservas nutritivas.
Todas as angiospermas têm endosperma, que é triplóide, ou seja, contém três cópias de cada cromossomo: duas da mãe e uma do pai. Esse endosperma triplóide contrasta dramaticamente com as sementes das gimnospermas, nas quais o tecido nutritivo é haplóide, contém uma única cópia de cada cromossomo.
O endosperma contém a maior parte da proteína do grão inteiro, carboidratos e ferro, e algumas vitaminas do complexo B, tais como riboflavina, niacina e a tiamina.
Frutos se apresentam como uma grande vantagem evolutiva, já que protegem as sementes e possuem adaptações que permitem com que sejam dispersos, no ambiente, com eficiência.
Ocorrendo a fecundação, a formação do fruto e a própria semente. As substâncias nutritivas de muitos frutos atraem animais que comem os frutos e jogam fora as sementes que se espalham no solo originando novas plantas.
Resposta: A função primordial das flores é a produção de sementes para a formação de novas plantas, garantindo a sobrevivência das espécies. ... Os frutos protegem as sementes e auxiliam na dispersão na natureza. Eles podem ser coloridos, suculentos e atrair diversos animais por servir como base de alimentação.