Ao diminuir meio tom de uma nota natural teremos a mesma nota mas agora ela sendo bemol. Por exemplo, a nota Si, ao diminuir meio tom dela teremos o Si bemol. Pelo teclado, a nota Bemol será a tecla anterior a nota natural. Veja outro exemplo, o da nota Mi.
Para você anotar: Quando o acorde for bemol é necessário voltar uma tecla do acorde natural. Agora para chegar no acorde de Eb é só voltar uma tecla cada nota do acorde. A nota Mi vai para a nota Mi bemol. A nota Sol sustenido volta para a nota Sol (natural).
Ré Sustenido menor (D#m) ou Mi Bemol menor (Ebm) - Violão.
Bemol, na música, significa "mais baixo no tom". É o oposto de sustenido, que é um aumento de tom.
Significado de Bemol substantivo masculino Sinal gráfico que, colocado antes de uma nota, indica que a nota deve ser abaixada meio tom. adjetivo Diz-se da nota afetada por este sinal gráfico (bemol); bemolizado: lá bemol. ... Do italiano bemolle.
Sustenido e bemol são alterações (acidentes) que indicam a menor distância entre duas notas considerando a música ocidental. No piano, as alterações são as teclas pretas, ao passo que as 7 principais notas são as teclas brancas. A diferença de nomenclatura indica a referência à nota acima (sustenido) ou abaixo (bemol).
Em música, o sustenido é um acidente que, tendo seu sinal de notação (♯) colocado à esquerda da nota, indica que a altura desta nota deve ser elevada em um semitom. A palavra é usada como adjetivo para indicar entonação acima da altura constante da notação.
Leia os sustenidos. O tom será definido pela nota um semitom acima do último sustenido marcado. Quando a música tem uma armadura com F# e C#, a nota um semitom acima do C# é o D, sendo esse portanto, o tom da música.
Partitura é um material gráfico que representa a escrita musical padronizada mundialmente. Possui seus próprios símbolos ( pauta, claves, notas, pontos, barras, etc ). É a forma de escrita musical mais completa que existe no mundo.
Ela amplia a visão e o controle do músico sobre a música. ... Por exemplo, com uma partitura um músico consegue tocar uma música exatamente como é, sem nunca ter ouvido, enquanto em uma tablatura ou cifra ele vai precisar conhecer a música, ouvi-la antes, porque estas notações não registram o ritmo.