EQST

Que Caractersticas Barrocas So Encontradas Nos Textos De Gregrio De Matos?

Que características barrocas são encontradas nos textos de Gregório de Matos?

A arte barroca caracteriza-se pelo exagero expressivo e pela tensão entre elementos opostos, derivados de uma visão de mundo altamente maniqueísta. ... É nesse contexto que Gregório de Matos Guerra, o Boca do Inferno, produz uma poesia que tenta adaptar os princípios barrocos às contradições da realidade baiana.

Como era a poesia de Gregório de Matos?

A obra de Gregório de Matos possui duas vertentes: a satírica, composta dos versos de escárnio pelos quais ficou conhecido e que lhe renderam a alcunha de Boca do Inferno, e a lírico-amorosa, cujos poemas dividem-se entre temas sacros e do amor sensual.

Qual o estilo das produções de Gregório de Matos?

O poeta pertence ao movimento barroco e ficou conhecido pela poesia satírica. Sua poesia passa por diferentes fases, em uma delas o autor dá muita importância aos temas religiosos e de salvação espiritual. Em sua fase satírica, faz críticas à Igreja Católica e ao governador da Bahia.

Qual o motivo do apelido Boca do Inferno atribuído a Gregório de Matos?

Poeta barroco, Gregório de Matos encantou pela genialidade de suas poesias. A religiosidade, o lirismo e a efemeridade são características de sua obra. Ficou conhecido como “Boca do Inferno” devido às suas críticas mordazes à alguns membros da corte portuguesa.

Como o livro Boca do Inferno é dividido?

Romance narrado em terceira pessoa, dividido nos capítulos: A Cidade, O Crime, A Vingança, A Devassa, A Queda e O Destino. Todas as expressões vulgares usadas no livro são uma referência a Gregório de Matos.

Qual o contexto histórico retratado na obra Boca do Inferno?

Boca do Inferno se passa no século XVII (1863), na Bahia colonial, durante o governo tirânico do militar Antônio de Souza de Menezes, apelidado de Braço de Prata, por usar uma peça deste metal no lugar do braço (perdido numa batalha naval contra os invasores holandeses). A ação se passa em Salvador.

Quem foi Padre António Vieira e Gregório de Matos?

Dois nomes são importantes nesse contexto: Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira, os principais autores do Barroco no Brasil. ... Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira são os principais nomes do Barroco no Brasil, no âmbito literário. Ambos devem ser associados à região nordeste, mais especificamente, à Bahia.

Quem foi o Padre António Vieira e qual sua importância para a literatura?

Chamado de “imperador da língua portuguesa” por Fernando Pessoa, Padre Antônio Vieira foi autor de correspondências, textos proféticos e sermões. Esse último gênero textual lhe garantiu grande destaque pela riqueza no trabalho com a linguagem e pela abordagem de temas políticos e sociais em meio a imagens religiosas.

Quais os principais sermões do Padre António Vieira?

Escreveu em estilo conceptista, cerca de 200 sermões dos quais se destacam:

  • Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda (1640)
  • Sermão dos Bons Anos (1642)
  • Sermão do Mandato (1645)
  • Sermão de Santo António aos Peixes (1654)
  • Sermão da Quinta Dominga da Quaresma (1654)
  • Sermão da Sexagésima (1655)

Qual parte do texto que mostra que Vieira usa de parcialidade?

Os sermões têm como característica a parcialidade, por isso também são denominados como textos dissertativos argumentativos. O texto Sermão de Santo Antônio aos peixes foi escrito por Antônio Vieira e foi proferido no dia 13 de junho de 1654, em São Luís do Maranhão.

Qual é o tema abordado no trecho da Parte III do Sermão da Sexagésima?

Resumo da Obra Menciona temas como Deus, os homens, o pregador e o evangelho. Assim, ele tenta mostrar que a culpa é do pregador e da veracidade de sua doutrina. Ele critica, portanto, outros pregadores e a ineficácia de seus discursos.

Qual é o tema do Sermão da Sexagésima?

O tema do Sermão da Sexagésima é a ―Parábola do semeador‖, tirada do Evangelho segundo São Lucas: Semen est verbum Dei. Neste sermão, o Padre Vieira usa de uma metáfora: pregar é como semear.

Quais elementos do texto Sermão da Sexagésima indicam que o tema tratado tem relação com a religião justifique?

Os elementos textuais que nos permitem compreender a relação dos mesmos com os temas religiosos são principalmente, a presença de temas relacionados com os sermões, a utilização das palavras: "fé", "autoridade de Cristo", e até mesmo, citação da figura de Deus.

Qual é o objetivo do sermão que você leu registre a sua resposta no caderno?

1 Qual é o objetivo do sermão que você leu? Registre a sua resposta no caderno. Denunciar o fato de que os ladrões poderosos ficam impunes, enquanto os pequenos ladrões são rigorosamente punidos.