Causas de terçol Além da bactéria citada anteriormente, o terçol pode ter como causas má higiene, uso excessivo de maquiagem ou o ato de coçar os olhos frequentemente. O terçol na gravidez também é comum, pois as alterações hormonais podem geral aumento na produção de gordura pelas glândulas das pálpebras.
Certas doenças da pele tais como rosácea ou blefarite, podem ser responsáveis pelo aparecimento de terçol recorrente, apesar de realizar uma boa higiene. Em tais casos, é preciso consultar um dermatologista para que possa controlar a condição já existente e evitar a formação futura de terçol nos olhos.
Normalmente, o hordéolo estoura sozinho, drenando a secreção e melhorando a dor. Compressas mornas aceleram bastante o processo de drenagem. Pomadas e colírios também ajudam bastante. Às vezes são necessárias microcirurgias para drenar a secreção e retirar a glândula.
Uma compressa quente é a maneira mais eficaz de tratar um terçol. O calor ajuda a dissolver o pus e o óleo, de modo que possa drenar naturalmente. Molhe um toalhete limpo com água morna. Certifique-se de que a água não está muito quente.
Reforce que não se deve furar ou espremer o terçol, bem como não utilizar colírios sem consultar um médico. Se o paciente tem hordéolos com frequência, reforce as recomendações sobre a importância da higiene para ajudar a prevenir o aparecimento de novas lesões.
Ele pode estourar como se fosse uma espinha? O ideal é fazer a compressa morna associada ao uso de pomadas ou colírios com antibiótico. Com o tratamento pode sim começar a drenar. É importante fazer a higiene ciliar diariamente com uso de produtos específicos ou shampoo infantil neutro para evitar recorrências.
Sendo assim, ao manter-se aquecida, ela ameniza a dor e ajuda evoluir no processo de cura. O terçol não é contagioso e, normalmente, dura entre 15 e 20 dias.
APLIQUE COMPRESSAS MORNAS No que diz respeito ao calázio, o tratamento mais comum consiste na aplicação de compressas mornas, que auxiliam na drenagem do líquido e amenizam os sintomas. O uso de pomadas, medicamentos corticoides ou antibióticos pode ou não ser indicado.
A dose usual é uma pequena quantidade aplicada no(s) olho(s) afetado(s), 3 a 4 vezes por dia, ou a critério médico. No tratamento de blefarites, aplicar 1 cm da pomada no(s) olho(s) afetado(s), 3 a 4 vezes ao dia, ou a critério médico, recomendando-se reduzir gradativamente a posologia em tratamentos prolongados.
A maioria das pomadas para terçol contém terramicina e prednisona em sua composição, substâncias que ajudam a eliminar a infecção ocular do organismo....As pomadas mais indicadas para curar o terçol são:
Nos casos em que esta absorção é muito grande, e principalmente se você já tem problemas na função dos rins, ou se você usa outros medicamentos que podem alterar a função dos rins ou da audição, podem ocorrer eventualmente problemas nos rins ou de audição. Nebacetin® não deve ser usado nos olhos.