EQST

O Que A Percia Extrajudicial?

O que é a perícia extrajudicial?

Uma perícia extrajudicial poderá dar-lhe assistência técnica em diversas situações. Ao contrário de uma perícia judicial, a extrajudicial é aplicada em situações onde não é necessária a presença do Estado através do Poder Judiciário, a qual é ajustada por acordo entre as duas partes envolvidas.

Quais as diferenças entre perícia judicial e extrajudicial?

Ao contrário da perícia judicial, a perícia extrajudicial é aquela realizada fora da tutela do Poder Judiciário. A perícia extrajudicial é contratada por necessidade e escolhida pelo interessado ou de forma consensual entre as partes. Neste caso, ainda não há litígio.

O que é uma perícia arbitral?

Na perícia arbitral, os objetos de análise são definidos por meio da lei de arbitragem. Isso significa que as partes podem, em comum acordo, definir que uma questão seja arbitrada e, cabe ao árbitro em questão, determinar a necessidade de uma perícia.

O que é necessário para uma boa execução da perícia contábil?

Para a execução da perícia contábil, o perito deve ater-se ao objeto e ao lapso temporal da perícia a ser realizada. 10. Mediante termo de diligência, o perito deve solicitar por escrito todos os documentos e informações relacionadas ao objeto da perícia, fixando o prazo para entrega.

Como formular quesitos para perícia contábil?

Os quesitos devem ser fundamentados no que foi reclamado e no que a parte em defesa tem de evidências contraditórias relacionadas as alegações da parte contrária. Ou seja, os quesitos devem ser elaborados de modo que o Perito seja forçado a dar as respostas que a parte interessada deseja.

O que é formulação de quesitos?

O serviço de Formulação de quesitos consiste na elaboração de perguntas técnicas relacionadas à perícia, com intuito de elucidar o processo investigativo.. Os quesitos são sempre direcionados ao perito judicial e tem o objetivo de nortear o trabalho dele.

Qual o prazo para apresentar quesitos?

421 , § 1º, inciso II, do CPC , embora não seja necessária a intimação das partes para apresentação de quesitos, entretanto é imprescindível a intimação do despacho de nomeação do perito, pois incumbe aos litigantes, dentro do prazo de cinco dias, contados dessa intimação, formular os quesitos.

Qual o prazo para a entrega de um laudo?

468, § 3º, CPC). O laudo deverá ser entregue no prazo fixado pelo juiz, com pelo menos 20 (vinte) dias de antecedência à data da audiência de instrução e julgamento (art. 477, CPC).