Terminologia é um conjunto determinado de vocábulos próprios de uma ciência, de uma arte, de um ofício ou de uma profissão, sendo estudo dos termos técnicos usados por exemplo em ciências especificas ou artes em geral.
São eles: Pressão arterial; Pulso; Respiração; Temperatura.
Os sinais vitais são quatro: (1) pressão arterial, (2) pulsação, (3) frequência respiratória e (4) temperatura corporal.
O Ministério da Saúde estabeleceu valores normais de referência para cada um dos sinais vitais:
É o processo ordenado pelo qual obteremos informações sobre os problemas de natureza clínica ou traumática da vítima, por meio de entrevista e exames físicos, procurando identificar as alterações que a coloquem em risco de morte e oferecendo-lhe os cuidados de Primeiros Socorros de modo a mantê-la estabilizada buscando ...
Portanto, a avaliação secundária consiste no exame físico detalhado, da cabeça aos pés, e nas reavaliações dos sinais vitais após a identificação e o tratamento de todas as lesões com risco de morte (FUNDAP, 2010).
🚨 ANÁLISE SECUNDÁRIA ⚪ O principal propósito da análise secundária é descobrir lesões ou problemas diversos que possam ameaçar a sobrevivência da vítima, se não forem tratados convenientemente.
Qual a diferença entre Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Avançado de Vida? ... O SBV é vital até a chegada do SIV (Suporte intermediário de vida – transporte até o hospital). O objetivo principal é o não agravamento das lesões já existentes, além de não gerar novas lesões.
Deve-se suspeitar sempre de traumatismo craniano se a vítima apresentar um ou mais dos seguintes sinais e/ou sintomas. Ferida do couro cabeludo ou hematoma. Perda de conhecimento. Diminuição da lucidez e/ou sonolência.
Alguns dos principais sinais dos traumatismos cranianos são:
O traumatismo craniano é uma lesão que atinge somente o crânio, normalmente ocasionada por um forte impacto. Pode causar danos graves ao cérebro, como contusão ou coágulo sanguíneo. Neste último caso, o traumatismo craniano passa a ser chamado de traumatismo cranioencefálico.