Sua ação expectorante, antitussígena e fluidificante age em animais com tosse e ajuda a eliminar secreções. Esse medicamento é importante para impedir o agravamento de quadros para pneumonias, por exemplo. A administração deve ser oral sempre respeitando as orientações da bula e do médico veterinário.
Para ajudar, listamos alguns dos principais sinais que podem indicar alterações no coração dos cachorros:
Para identificar se o animal está com parada cardíaca, observe se o animal está respirando pelo movimento da barriga e se aproximando do focinho para sentir a respiração. Não sentindo sinal de respiração, ouça se o coração está batendo. Se não estiver, inicie a massagem cardíaca.
Reconhecer um cão com falta de ar é simples: além de dar sinais de agonia, a pessoa tenta puxar o ar, emitindo um som bastante característico. Também pode ficar com as extremidades arroxeadas e, em casos mais graves, chegar a desmaiar.
A gripe canina não tem um tratamento específico, mas o animal precisa de cuidados como ingestão de líquidos para não haver desidratação, uma boa alimentação e antibióticos para prevenir ou tratar uma infecção secundária, especialmente em casos de pneumonia ou quando há secreção nasal de cor esverdeada e densa.
Remédios caseiros para tosse de cachorro
Tipos de tosse em cachorros Tosse não produtiva (também conhecida como tosse seca): neste caso não há presença de catarro ou sangue, e pode estar relacionada a processos alérgicos, infecciosos ou doenças cardíacas. Importante ficar alerta para outros sinais como falta de apetite e febre.