Funções dos músculos
Classificação do tecido muscular O tecido muscular é classificado em três tipos distintos, utilizando como base as diferenças existentes em suas células musculares, são eles: tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular não estriado.
São formadas pela junção entre a ramificação terminal neural que conduz impulsos elétricos, desde o corpo celular do neurônio e os transmitem a outros neurónios. E a fibra muscular onde se dá o encontro entre o nervo e o músculo permitindo desencadear a contração muscular.
É formado por monómeros de actina, nebulina, tropomiosina e troponina. Além destes filamentos, está presente uma proteína gigante denominada titina, que possui um alto grau de elasticidade.
Os componentes elásticos são os que, submetidos ao alongamento, retornam a sua forma original após o relaxamento da musculatura. São os miofilamentos, que representam os elementos contráteis fundamentais, e o tecido conjuntivo que é disposto tanto em séries, como em paralelo com as fibras musculares.
a) ventre muscular: é a porção contrátil do músculo, constituída por fibras musculares que se contraem. constitui o corpo do músculo (porção carnosa). b) tendão: é um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares.
No músculo esquelético, cada túbulo T está ligado a dois retículos sarcoplasmáticos (vesículas intracelulares que estocam íons cálcio), formando uma tríade. No músculo cardíaco, cada túbulo T está ligado a um retículo sarcoplasmático, formando uma díade.
Na tríade começam os mecanismos iônicos da contração muscular. ... É a troponina que os capta, o que faz com que se altere a conformação do complexo muscular dos filamentos finos. Resulta um afastamento entre a tropomiosina e a actina expondo os sítios desta capazes de se ligar a miosina.
As miofibrilas são compostas por quatro tipos de proteínas: miosina, actina, troponina e tropomiosina. Essas quatro proteínas se dispõe em dois filamentos: o fino (Actina, troponina e tropomiosina) e o grosso ( Miosina).
Esse sistema permite que cada fibra muscular esquelética se contraia de modo uniforme. Em cada um dos lados do túbulo T, há uma expansão de retículo sarcoplasmático. O conjunto formado por um túbulo T e duas expansões sarcoplasmáticas recebe o nome de tríade.