A revolução francesa foi um ciclo revolucionário do século XVIII inspirado nas ideias do iluminismo. "Liberté, égalité, fraternité" foi o lema da revolução francesa, e tornou-se a bandeira da democracia liberal e constitucional.
"Liberté, Egalité, Fraternité" ("Liberdade, igualdade, fraternidade" em francês) foi o lema da Revolução Francesa. O slogan sobreviveu à revolução, tornando-se o grito de ativistas em prol da democracia e da derrubada de governos opressores e tiranos de todo tipo.
Este lema, associado com a Revolução Francesa, na prática não triunfou nas antigas colônias hispano-americanas pois a revolução se deu apenas no aspecto das estruturas políticas, sem modificar essencialmente as estruturas sociais, elas mesmo ainda mais injustas que as políticas, que existiam nesta sociedade.
O lema da Revolução Francesa (1789-1799) (Liberté, Egualité, Fraternité), traduzido para o português, Liberdade, Igualdade, Fraternidade, são os lemas de muitos ativistas socialistas neste globo terrestre.
Liberté, Égalité, Fraternité não é apenas o lema da Revolução Francesa, mas também está inscrito no art. 2 da Constituição Francesa de 1958. Os termos Liberdade e Igualdade constam no art. 1 da Déclaration des droits de l'homme et du citoyen (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão) de 1789.
Resposta. Resposta: As ideias e informações chegavam de duas formas: por meios de livros , apesar de proibidos e também por jovens da região que foram estudar na Europa e tiveram contato com os pensadores.
Resposta. Resposta: Os direitos e os deveres do cidadão.
Explicação:A questão dos impostos era desigual entre os estamentos sociais(primeiro estado-clero;segundo estado-Nobres;terceiro estado-classe popular) e isso eles reivindicavam a igualdade no valor tributário impostos.
Conquistas sociais:
As heranças da Revolução Francesa nos trouxe são o rompimento com o poder Absolutista, o surgimento de democracias e sistemas constitucionais, além dos ideais de igualdade, liberdade e fraternidade.