A lei de Coulomb estabelece que a força elétrica entre duas partículas carregadas é inversamente proporcional ao quadrado da distância existente entre elas.
Questões de Eletrostática
“Dois corpos atraem-se por uma força que é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa.”
Para o cálculo da aceleração em g, como o usado na matéria sobre Skytrax e GPS, divida a velocidade em km/h por 3,6 e divida esse resultado pelo tempo registrado em segundos. A resposta é em metros por segundo por segundo (m/s2). Note que, como tempo está no denominador, quanto menor for, maior será a aceleração.
Calcule a força de atração gravitacional entre duas massas de 100kg cada situadas a uma distância de 10m uma da outra. G= 6,67.
Calcule a força de atração gravitacional entre duas massas de 500 kg distantes 5 m uma da outra. G = 6,67.
A força gravitacional entre a Terra e a Lua é cerca de 2,0 x 1020 N. Já a força gravitacional entre o Sol e a Lua é aproximadamente 4,4 x 10 20 N. Portanto ForçaSol-Lua = 2,2 x ForçaTerra-Lua. Então porque a Lua está em órbita da Terra?
A velocidade de giro da Lua ao redor da Terra mantém-na em um movimento de queda infinito ao redor do planeta, por isso, o astro nunca atinge o solo terrestre. O movimento da Lua não encontra resistência no espaço, pois ocorre no vácuo, a velocidade é mantida e nosso satélite sempre se manterá em órbita.
1,62 m/s²
Gravitação é a força de atração que existe entre todas as partículas com massa no universo. ... Pouco se sabia sobre gravitação até o século XVII, pois acreditava-se que leis diferentes governavam os céus e a Terra. A força que mantinha a Lua pendurada no céu nada tinha a ver com a força que nos mantém presos à Terra.
Força Gravitacional ou interação gravitacional é a força que surge a partir da interação mútua entre dois corpos. ... Isso porque a Terra exerce força gravitacional sobre os corpos. Acontece entre a Terra e a Lua, bem como entre a Terra e o Sol, fazendo com que o movimento de translação da Terra aconteça.
De forma simples, a gravidade é a grandeza responsável por definir o peso de um corpo, força vertical e para baixo que nos mantém unidos ao planeta. Qualquer objeto que se movimenta em queda livre está sob influência da aceleração da gravidade, que na Terra equivale a aproximadamente 9,8 m/s2.
O movimento da Lua não encontra resistência no espaço, pois ocorre no vácuo, a velocidade é mantida e nosso satélite sempre se manterá em órbita. 3 Isso acontece por causa da força que puxa tudo em direção ao centro da Terra, chamada força da gravidade.
Resposta. A gravidade é a força que atrai os dois corpos um para o outro. Por causa delas maças caem em direção ao solo, e os planetas do nosso sistema orbitam o sol. Quanto maior a massa de um objeto, mais forte sua atração gravitacional.
A velocidade da Lua é tangencial à sua trajetória ao redor da Terra e, sendo assim, ela está em uma espécie de movimento de queda perpétuo e nunca atingirá a superfície terrestre.
Um satélite em órbita não está além do alcance da gravidade da Terra. Na verdade, a gravidade é o que o mantém lá – sem gravidade, ele voaria em um caminho reto. À medida que ele orbita, está sempre caindo, embora nunca chegue ao chão.
Em outras palavras, a gravidade da Terra faz com que a trajetória seja curva e, se a velocidade for suficiente, esta curva nunca atinge a superfície do planeta.