A – Não fazer acupuntura: imediatamente após o ato sexual; estando o paciente alcoolizado; após as refeições; paciente está emocionado (ansioso, nervoso, irritado etc.);
Originária da China, a Acupuntura é um método terapêutico que se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície corporal para tratar doenças e promover a saúde. Ela é reconhecida como especialidade médica desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina.
Marca-se em distâncias de 2 cm; Numera-se de 1 a 20; A ponta da fita e o correspondente número em cun prescrito são colocados nas extremidades do trecho a ser medido. Por fim, através desta medida, localiza-se o ponto desejado.
No corpo humano existem locais mais responsivos a estímulos externos. São chamados de pontos de acupuntura ou acupontos. A distribuição dos acupontos na superfície do corpo se dá ao longo dos meridianos, vias predeterminadas baseadas em escritos conceituais da MTC.
Xue significa “sangue” e segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que possui uma conotação diferente da ocidental, ele não pode ser separado do Qi, que é quem o move. O Sangue possui a função de nutrir e umedecer o organismo, além de dar origem e suporte à Mente (Shen).
O habitual é fazer nos dois sentidos alternadamente, rodando o cabo da agulha um pouco para a frente e um pouco para trás entre as polpas dos dedos polegar e indicador. A pistonagem é um movimento vertical, a agulha é sucessivamente empurrada até a profundidade e puxada até abaixo da pele.