Resposta. O chiaroscuro — “luz e sombra” ou, mais literalmente, claro-escuro” — é uma técnica inovadora de pintura do artista Leonardo da Vinci, pintor renascentista do século XV, juntamente com o sfumato. O chiaroscuro se define pelo contraste entre luz e sombra na representação de um objeto.
O chiaroscuro (palavra italiana para “luz e sombra” ou, mais literalmente, “claro-escuro”) é uma das estratégias inovadoras da pintura renascentista do século XV, junto ao sfumato, cangiante e unione. ... O chiaroscuro tenta representar, no desenho e na pintura, sombras mais definidas, simulando o volume.
Um bom jogo de luzes é muito importante nos ambientes. Em uma loja representa ainda mais que isso. A iluminação na arquitetura comercial vai dizer muito sobre sua marca, produto e objetivos naquele negócio. Ela pode influenciar no estímulo das vendas ou, se disposta da maneira errada, espantar a clientela.
A importância da luz na artes visuais é tremenda, basta considerarmos que é exatamente a luminosidade que os artistas usam para destacar pessoas ou objetos em suas obras, do mesmo modo que é a luz que contrasta e gera a sombra. Nos estudos sobre luz e sombra, os artistas consideram que ambos são complementares.
A sombra, basicamente falando, é um espaço escuro originado pela ausência de luz e criado pela presença de um obstáculo. A sombra ocupa um determinado espaço atrás de qualquer objeto que esteja bloqueando uma fonte de luz à sua frente. Conforme a origem do ponto de luz, ela pode mudar de posição, bem como mover-se.
Christian Coleman é o homem mais rápido do mundo e dissipou as dúvidas que pudessem subsistir, com uma vitória muito clara nos 100 metros dos Campeonatos do Mundo de atletismo, que se estão a disputar em Doha.